Incêndio em área particular não protegida ocorre em Ituiutaba e Bombeiros Militares são acionados

Por volta das 13H30, da última segunda-feira (29/06), o CBMMG foi acionado para combater um incêndio na Rua 16 A, próximo ao nº300, no Bairro Setor Norte, às margens do córrego São José.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo atingiu a área que possui vegetação densa, produzindo muita fumaça que se deslocou por uma grande parte da cidade de Ituiutaba. Os focos de incêndio foram dominados com o uso de abafadores e mochila costal (equipamento portátil de ação manual que aplica água sobre os focos de incêndios).

Conforme as informações corporativas, a área queimada foi de aproximadamente 5.000 m². Os focos de incêndio foram extintos, pelos bombeiros, em 01h30 de trabalho. Não se tem informações sobre a causa da queimada.

Ainda segundo os Bombeiros, o período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndio são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para a formação e propagação de incêndios em vegetação.

Os Bombeiros Militares alertam que provocar incêndios em matas, lixo e entulho é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum na população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade.

Por Marisaura Assis / Estagiária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *