Termina nesta sexta-feira, 02 de maio, o prazo de inscrição para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025. As provas, voltadas para quem deseja obter a certificação do ensino fundamental ou médio, serão aplicadas no dia 3 de agosto, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Para participar, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova e não ter concluído o ensino fundamental, no caso de quem busca essa certificação. Já para quem deseja obter o certificado do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos e não ter concluído a última etapa da Educação Básica.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, onde o candidato deve informar CPF, data de nascimento, um e-mail válido e número de telefone fixo ou celular. Também é necessário selecionar a Unidade da Federação e o município onde deseja realizar a prova, além de indicar a instituição certificadora — secretaria estadual de educação ou Instituto Federal — responsável pela emissão do certificado desejado.
Durante o processo de inscrição, o participante deverá ainda preencher o questionário socioeconômico. As solicitações de atendimento especializado também encerram nesta sexta-feira. Já os pedidos de tratamento pelo nome social podem ser feitos até o dia 5 de maio.
Uma novidade nesta edição é a possibilidade de identificação, na inscrição, de participantes com diabetes, além dos atendimentos especializados já disponibilizados em anos anteriores.
As provas do Encceja são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no mesmo dia, com dois turnos: pela manhã, com duração de quatro horas, e à tarde, com duração de cinco horas. Os exames abrangem quatro áreas do conhecimento.
Para o ensino fundamental, as disciplinas cobradas são:
-
Ciências Naturais
-
Matemática
-
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
-
História e Geografia
Para o ensino médio, as áreas avaliadas são:
-
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
-
Matemática e suas Tecnologias
-
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação
-
Ciências Humanas e suas Tecnologias
O Encceja é gratuito e pode ser utilizado tanto para certificação completa quanto para declaração de proficiência em uma ou mais áreas do conhecimento. A emissão dos certificados é de responsabilidade das instituições certificadoras que aderiram ao processo, como secretarias estaduais de educação e Institutos Federais.































































