Estudantes e candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até às 23h59 desta sexta-feira (13) para efetuar a inscrição. O prazo, que inicialmente terminaria em 6 de junho, foi prorrogado por mais uma semana pelo Ministério da Educação (MEC).
A extensão do período de inscrições também se aplica àqueles que desejam solicitar atendimento especializado, como condições especiais para realização da prova, ou pleitear o uso do nome social. Esses pedidos devem ser realizados no ato da inscrição, diretamente pela Página do Participante, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). É necessário preencher as informações solicitadas e anexar os documentos exigidos.
Com o novo calendário, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser feito até o dia 18 de junho, próxima quarta-feira. A quitação dentro do prazo é obrigatória para garantir a participação no exame.
Mesmo quem obteve isenção da taxa ou teve a justificativa de ausência aprovada no Enem 2024 precisa se inscrever normalmente para garantir a participação em 2025.
O Enem também é uma oportunidade para os chamados “treineiros” – estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam testar seus conhecimentos. Segundo o Inep, podem se inscrever como treineiros aqueles que concluirão o ensino médio somente após o ano letivo de 2025 ou que ainda não estão cursando o ensino médio, mas desejam fazer uma autoavaliação.
As provas do Enem são uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como o Sisu, Prouni e o Fies.































































