Mineiros que desejam aprimorar suas qualificações profissionais de forma gratuita têm uma nova oportunidade com o programa Trilhas de Futuro. Promovida pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), a iniciativa abriu inscrições para a 2ª chamada de vagas remanescentes da 5ª edição do projeto. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira (4/4).
As vagas disponíveis correspondem às que não foram preenchidas durante a fase regular de matrículas. Para se candidatar, os interessados devem consultar diretamente as instituições de ensino participantes e verificar a disponibilidade de cursos, conforme lista divulgada neste link.
Nesta etapa, as oportunidades são limitadas e preenchidas por ordem de chegada, sem critérios de prioridade. Ao todo, estão sendo oferecidas 6.528 vagas distribuídas em 124 municípios, abrangendo 77 cursos técnicos em diversas áreas do conhecimento.
Além do ensino gratuito, os alunos selecionados receberão um auxílio de R$ 20 por dia para alimentação e transporte. As aulas terão início assim que a matrícula for confirmada.
Como se inscrever
Os candidatos que atendem aos critérios da Resolução SEE nº 5047/2024 devem comparecer presencialmente às instituições credenciadas para realizar a inscrição e efetivar a matrícula.
Para garantir a vaga, é necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência, declaração de escolaridade ou histórico escolar. No caso de menores de idade, também será exigida a documentação dos responsáveis legais.
Mais informações sobre prazos, inscrições e demais condições podem ser obtidas diretamente nas instituições de ensino participantes ou no site oficial do Trilhas de Futuro.