Investimento em armazéns viabilizado pelo BDMG reduz custos e impulsiona produção agrícola no Prata

Construção de silos pela Cooprata melhora a logística e beneficia cerca de 2 mil produtores rurais

Foto: Portal Cult / Ilustração.

A construção de armazéns pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata (Cooprata) está transformando a realidade de cerca de 2 mil produtores no Prata (MG). Antes dependentes de longas distâncias para transportar suas colheitas, como milho e soja, os associados agora têm à disposição silos que reduzem custos logísticos e aumentam a capacidade de estocagem.

O produtor Alex Guimarães Barbosa é um dos beneficiados pela iniciativa. Segundo ele, a falta de silos elevava o custo da produção, mas com a nova estrutura, o cenário mudou. “Agora, temos onde estocar e o frete ficou mais barato. Podemos até aumentar a produção e vender futuramente”, comemorou.

O projeto foi viabilizado com recursos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que financiou a construção dos quatro armazéns. Valdenir Moura, gestor da cooperativa, afirmou que os silos poderão aumentar o faturamento da Cooprata em 20% já no primeiro ano. “Além de diminuir os custos, os armazéns eliminam a necessidade de enfrentar filas em outras cidades para descarregar a produção”, explicou.

Na Safra 2023/2024, o BDMG destinou 20% de seu crédito para projetos de armazenamento em Minas Gerais. Para a Safra 2024/2025, o banco continua a oferecer crédito, reforçando o apoio à modernização e inovação tecnológica no agronegócio mineiro.

Os interessados em obter mais informações sobre esta e outras opções de crédito oferecidas pelo BNDES devem acessar o portal do BDMG.

As informações são do Portal G1.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos