Abriu na manhã desta quarta-feira, 02 de julho, as inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), também conhecido como “Enem dos Concursos”. Os interessados terão até às 23h59 do dia 20 de julho (horário de Brasília) para se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame.
As provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) em Minas Gerais serão aplicadas em 26 municípios, incluindo Ituiutaba, Uberlândia e Uberaba. Além delas, as provas também ocorrerão em Almenara, Araçuaí, Araxá, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Janaúba, Januária, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pirapora, Pouso Alegre e Teófilo Otoni.
Estão sendo ofertadas 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal. O concurso é dividido em nove blocos temáticos, e o candidato deverá optar por apenas um deles. A taxa de inscrição é de R$ 70 e o pagamento pode ser feito até o dia 21 de julho via Pix, boleto, cartão de crédito, ou presencialmente em bancos, lotéricas e agências dos Correios.
Como funciona a inscrição
Além de escolher o bloco temático, o candidato poderá selecionar os cargos e especialidades dentro desse bloco, indicar a ordem de preferência e a cidade onde deseja realizar a prova. Também será necessário preencher um questionário socioeconômico, que não interfere na seleção.
Quem desejar solicitar a isenção da taxa poderá fazê-lo até o dia 8 de julho. Estão aptos:
-
Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
-
Doadores de medula óssea;
-
Bolsistas do Prouni;
-
Financiados pelo Fies.
Provas e vagas
As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, e as discursivas para os aprovados, em 7 de dezembro. As avaliações ocorrerão simultaneamente em 228 cidades brasileiras.
As vagas são para níveis médio e superior, em áreas como saúde, educação, engenharia, tecnologia, administração pública e justiça. Do total, 1.171 vagas estão concentradas na área de administração, seguidas por engenharia, seguridade social, e desenvolvimento socioeconômico.
A distribuição regional prevê a maioria das vagas para o Distrito Federal, mas também há oportunidades em todas as regiões do país.
Reserva de vagas e equidade de gênero
O CPNU 2025 terá reserva de vagas para negros (25%), pessoas com deficiência (5%), indígenas (3%) e quilombolas (2%). Além disso, o concurso garantirá a paridade de gênero na convocação para a segunda fase: o mesmo número de homens e mulheres será chamado.
Mais informações podem ser consultadas pelo telefone 0800 591 0452 ou pelo e-mail cpnu2@fgv.br.































































