Conforme noticiou o Jornal O Tempo nesta terça-feira (25/04), o deputado federal André Janones (Avante) vai ter que pagar uma indenização de R$ 5 mil ao também deputado federal Nikolas Ferreira (PL). A justiça considerou que Janones tem feito “ofensas reiteradas” ao deputado Nikolas, o que justifica a punição.
Quando digo que a grama é verde, sou condenado em 80 mil. Quando Janones me acusa de estar envolvido com pedofilia e estupro, é condenado em 5 mil… irei recorrer pra que esse valor aumente e ele se retrate publicamente. Um homem defende sua honra, ainda mais contra esse canalha.
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) April 25, 2023
A decisão foi publicada no dia 19 de abril e divulgada nas redes sociais por Nikolas nesta segunda-feira (24), nas redes sociais. Os dois parlamentares têm protagonizado grandes embates nas redes sociais. Nikolas é defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro enquanto Janones faz a defesa do presidente Lula.
Em sua defesa no processo judicial Janones alegou que jamais citou Nikolas nominalmente em suas postagens, porém, a juíza Renata Sofia Martins Torres considerou que isso não impede a caracterização da ofensa.
“Sem muito esforço, um cidadão comum seria capaz de relacionar o conteúdo das publicações do promovido com o autor”, afirmou a magistrada.
Apesar da decisão favorável, o deputado Nikolas disse que vai recorrer da decisão por considerar o valor de indenização muito baixo.
O deputado lembrou decisão recente na qual foi condenado a pagar indenização para a deputada Duda Salabert (PDT) por transfobia. “Quando digo que a grama é verde, sou condenado em 80 mil. Quando Janones me acusa de estar envolvido com pedofilia e estupro, é condenado em 5 mil… irei recorrer pra que esse valor aumente e ele se retrate publicamente”, publicou o deputado nas redes sociais.
Em resposta a O Tempo, André Janones afirmou que irá recorrer da decisão. “O tuíte pelo qual o Nikolas processou o Janones não o cita. O deputado Janones se referia a um vereador sabidamente acusado dos crimes de estupro, entre outros, e está preso. O deputado André Janones vai recorrer da decisão”, informou.
Via: O Tempo