Na manhã desta terça-feira, 10 de dezembro de 2024, uma operação conjunta das equipes da DIG/DISE com apoio das polícias Civil e Militar de Planura (MG) e Frutal (MG) cumpriu mandados de busca e apreensão, culminando na prisão do suspeitos de envolvimento no roubo de um Toyota Corolla em Barretos, São Paulo, ocorrido em setembro deste ano. A operação apontou a participação de um jovem de 18 anos, morador de Frutal, e outro de 23 anos, residente em Planura, ambos ligados a uma organização criminosa. Um deles trabalhava em uma empresa de telefonia e utilizou o veículo da firma para transportar os criminosos e escoltar o Corolla roubado de volta a Minas Gerais.
Essa ação é parte de uma investigação mais ampla, que já havia resultado na prisão temporária de dois outros suspeitos, de 20 e 25 anos, em uma operação realizada em 23 de outubro. Na ocasião, foram apreendidos um simulacro de pistola, possivelmente usado no crime, porções de cocaína e a chave de um outro Toyota Corolla, identificado como táxi roubado em Frutal. A quadrilha demonstrou um padrão de atuação semelhante nos crimes praticados.
O Toyota Corolla roubado em Barretos foi recuperado no dia 25 de setembro em Frutal e devolvido ao proprietário após perícia. Avaliado em R$160 mil, o veículo não possuía seguro.
As investigações revelaram que o grupo também esteve envolvido em outros crimes patrimoniais, incluindo o roubo do táxi em Frutal e de um outro veículo de aplicativo na região de Uberaba, indicando a atuação sistemática da quadrilha entre o Triângulo Mineiro e o interior paulista.
De acordo com o delegado Rafael Faria Domingos, responsável pela operação, o trabalho das forças policiais reafirma o compromisso com o combate ao crime organizado na região. As investigações continuam para localizar outros integrantes do grupo e desarticular completamente a organização criminosa.