Ministério da Agricultura proíbe comercialização de 12 marcas de azeite por fraude

Análises no produto, que é o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo, detectaram presença de óleos vegetais não identificados, comprometendo qualidade e segurança dos produtos

Imagem: Gerada por IA / Ilustração.

Nesta terça-feira, dia 22 de outubro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou uma lista com 12 marcas de azeite de oliva que tiveram a comercialização proibida por fraude. As marcas foram desclassificadas após análises laboratoriais constatarem a presença de óleos vegetais não identificados, comprometendo a qualidade e representando risco à saúde dos consumidores. Entre as marcas desclassificadas estão Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira e Olivas Del Tango.

A inspeção, conduzida pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, foi realizada com amostras enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Com base nos testes físico-químicos, os azeites foram considerados impróprios para o consumo por não atenderem aos padrões de identidade e qualidade estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012. A presença de outros óleos vegetais, cuja procedência não foi informada, representa um risco potencial à saúde dos consumidores.

O Mapa informou que algumas das empresas envolvidas estão com seus CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, reforçando a suspeita de fraude. As marcas com produtos interditados são Grego Santorini, La Ventosa, Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres. O órgão destacou que a comercialização desses azeites configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados legalmente.

Os consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e solicitar a substituição do produto, conforme prevê o Código de Defesa do Consumidor. Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal Fala.BR, indicando o local de compra. O Mapa alerta ainda que o mercado de azeite é o segundo produto alimentar mais fraudado no mundo e orienta os consumidores a terem cautela com preços muito abaixo do mercado e a sempre verificarem as informações no rótulo do produto.

Confira a lista completa de marcas e mais informações na imagem abaixo:


Fonte: Agência Brasil / Divulgação.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos