Nesta terça-feira (28/02), a Polícia Militar de Meio Ambiente da Cidade de Ituiutaba em conjunto com os Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária, realizaram o atendimento de uma denúncia de maus-tratos referente a animais, situado em um imóvel no perímetro urbano de Ituiutaba (MG), mais especificamente no Setor Industrial do Município.
Diante da denúncia, as instituições deslocaram até o local denunciado, onde o fato reportado na denúncia não foi constatado, porém, em ato contínuo, os militares constataram que no imóvel estaria ocorrendo o desenvolvimento de atividades de suinocultura.
O proprietário da casa estaria realizando a criação de 198 suínos de forma extensiva, vindo a ocorrer carreamento dos dejetos em piso permeável pelas propriedades vizinhas.
Assim, os policiais juntamente com os Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária atuaram o morador por estar criando e abatendo os animais de forma ilegal, sem a respectiva dispensa de licenciamento expedida pelo município de Ituiutaba.
Ademais, constataram que a atividade estaria ocorrendo degradação ambiental por meio de carreamento de dejetos oriundos dos suínos.
O proprietário dos porcos foi multado em R$ 3.777,67. Os 198 suínos foram apreendidos.