sexta-feira, fevereiro 21, 2025
spot_img
spot_img

Observatório vai monitorar violência contra jornalistas

Instituição foi criada por portaria do Ministério da Justiça

O jornalismo ganhou uma ferramenta que, caso atinja seus objetivos, resultará em garantias para o bom exercício da profissão, em especial nas situações de violência contra aqueles que cumprem seu papel de informar.

Além de monitorar e criar um banco de dados de ocorrências desse tipo, o Observatório da Violência Contra Jornalistas servirá também de canal de diálogo entre profissionais da área e o Estado, visando, inclusive, a elaboração de políticas públicas específicas e apoio a investigações.

As diretrizes, composição, organização e funcionamento do observatório estão previstas na Portaria nº 116/2025, publicada esta semana pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, no Diário Oficial da União.

De acordo com a Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), órgão do MJ ao qual o observatório está vinculado, ele terá, entre seus objetivos, monitorar ocorrências, sugerir políticas públicas, apoiar investigações e criar um banco de dados com indicadores sobre os casos.

O observatório será composto por representantes de diversas secretarias da pasta, bem como por 15 membros da sociedade civil com atuação comprovada na defesa da liberdade de imprensa e no combate à violência contra comunicadores.


Fenaj

Entre as entidades que participaram dos debates visando sua criação está a Federação Nacional dos Jornalistas ( Fenaj). Segundo a presidente da entidade, Samira de Castro, a exemplo do Conselho Federal de Jornalistas, essa é também uma demanda antiga da categoria.

“Desde o primeiro momento, o observatório era demanda da sociedade civil ligada ao campo do jornalismo. A situação se agravou muito durante os quatro anos do governo Bolsonaro, culminando nos atos de 8 de janeiro. Foi quando levamos uma proposta inicial ao então ministro da Justiça Flávio Dino”, explica a presidente da Fenaj.

Segundo Samira de Castro, durante a gestão à frente do MJ, Flávio Dino deu início à estruturação do observatório. “No entanto, com a sua saída para o STF [Supremo Tribunal Federal], tivemos de partir as discussões praticamente do zero com a nova equipe ministerial”.

Entre as contribuições iniciais feitas pela sociedade civil, estão a elaboração do regimento interno do observatório e a composição de seu conselho.

Olhar do Estado

“A criação do observatório representa um olhar do Estado brasileiro sobre a garantia do direito humano que é o de acesso à informação. Nunca houve um mecanismo desse tipo, com olhar voltado especificamente não apenas para jornalistas, mas para comunicadores e pessoas que garantem direito de acesso à informação a suas comunidades”, explicou Samira à Agência Brasil.

A entrada do Estado nessa causa, segundo a jornalista, é um fato muito importante, inclusive para lidar com questões burocráticas da profissão, quando se torna necessário o enfrentamento à violência praticada contra jornalistas.

“Diversas entidades ligadas ao jornalismo, inclusive o Repórteres sem Fronteiras e a própria Fenaj, fazem acompanhamentos sobre a violência que é praticada contra jornalistas. Nossos relatórios, no entanto, não têm papel nem peso do Estado. Essa construção com a sociedade civil é um grande diferencial”.

Políticas públicas

Ela ressalta a possibilidade de, a partir das denúncias levadas ao observatório, se construir políticas públicas voltadas especificamente aos jornalistas, de forma a garantir que exerçam, da melhor forma, a profissão em suas especificidades.

Para Samira, é também importante para a proteção dos chamados comunicadores populares, que atuam em áreas não diretamente ligadas a direitos humanos, mas que também sofrem ameaças. “É o caso, por exemplo, de repórteres que cobrem políticas locais no interior do país. Antes, essa proteção estava restrita àqueles que trabalhavam diretamente na área de direitos humanos”.

De acordo com a dirigente da Fenaj, os grupos formados no âmbito do observatório ficarão atentos também “à confusão causada por influenciadores e os pseudojornalistas”, referindo-se a pessoas que, sem estudo adequado e sem diploma em jornalismo, reivindicam, para si, a profissão.

“Isso se intensificou após o STF considerar desnecessária a formação acadêmica em jornalismo. A Fenaj sempre defendeu a profissionalização, claro que dando atenção também aos comunicadores populares, quando produzem material próximo ao jornalismo, ajudando sua comunidade a ter acesso a informações relevantes”, acrescentou.

Para a Fenaj, a retirada da obrigatoriedade de diploma acadêmico para o exercício da profissão tem influência direta na banalização de uma atividade profissional necessária e estratégica para a sociedade.

Ela lembra que o próprio presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem declarado que o Brasil nunca precisou tanto de uma imprensa qualificada, e que essa constatação veio após o próprio STF ter retirado o critério mínimo para o exercício da profissão.

“Precisamos retomar essa discussão urgentemente, em meio a tantos perfis de redes sociais que se autointitulam jornalistas, emitindo a todo momento todo tipo de opiniões desqualificadas”, argumentou.

A presidente da Fenaj explica que, para atuarem no gênero opinativo, os jornalistas precisam estar minimamente embasados, ouvindo especialistas, não podendo se guiar pelo senso comum nem pelos achismos.

“Outros atores não se atêm nem mesmo à realidade do fato para emitir opinião. Opinam sem embasamento sobre questões que são importantes para a sociedade. Vidas podem ser colocadas em risco também por conta disso. Sem falar nas práticas criminosas cometidas por eles, quando pregam intolerância religiosa, racismo, LGBTfobia”, disse.

Fato jurídico

Diante desse cenário, a Fenaj tem buscado se aproximar dos ministros do STF, a fim de viabilizar um reposicionamento sobre a questão do diploma. “Na época em que a suprema corte tomou a decisão, não havia plataformas de redes sociais com tamanho alcance e influência. Esse é um fato novo que, por si, justifica a retomada e a revisão do julgamento”, argumentou.

“Vivemos atualmente um cenário extremamente contaminado onde praticam o que chamo de pseudojornalismo. O observatório terá critérios objetivos de atuação em relação a esse tipo de situação também, mas com base em referências da academia, que também vai compor grupos de trabalho do observatório”, acrescentou a dirigente referindo-se aos integrantes do observatório, que terá, em sua composição, conselheiros públicos, sociedade civil e por representantes de ministérios como Justiça, Direitos Humanos, Igualdade Racial e Mulheres.

As informações são da Agência Brasil.

David Leite
David Leitehttps://canaljanelaaberta.com/
Comprometido a trazer notícias com imparcialidade e honestidade, trabalha para apresentar ambos os lados da história.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Paulo, da PMMG, em Ituiutaba
59:22
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o vereador Chiquinho, reeleito em Ituiutaba com 1.143 votos
01:19:56
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Professor Vinicius, Vereador eleito na cidade de Ituiutaba em 2024!
01:17:31
Video thumbnail
Podcast Canal Janela Aberta com André Vilela, Vereador mais bem votado em Ituiutaba em 2024!
01:52:48
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOLIS
29:42
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
01:25:06
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
00:45
Video thumbnail
ELEIÇÕES 2024 - DEBATE POLÍTICO - PREFEITURA DE CAPINÓPOILIS
16:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Nathaly Borges, psicóloga.
01:05:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Donato, cantor e compositor.
01:00:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Fábio Nogueira, Sargento do CBMMG.
58:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Rodrigo Juarez, Advogado trabalhista.
55:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neto do Cabaré, Vereador e pré-candidato a reeleição em Capinópolis
01:05:03
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Anderson, Presidente CDL de Ituiutaba, e Magno, Diretor da CDL
01:02:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Leo Oliveira, Diretor Administrativo e pré Candidato a Vereador.
01:03:47
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Adriano Lemos, Repórter e Produtor na cidade de Ituiutaba
59:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dra. Kenia Gouveia, médica especialista no tratamento para obesidade!
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Cássio Severino, empresário e possível pré-candidato a vereador!
46:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Professor Max Lima, empresário e pré-candidato a vereador!
01:05:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Melo, Empresária reconhecida por seus serviços prestados!
57:27
Video thumbnail
Nikolas Ferreira, Zé Trovão e Janones quase saem no tapa após Sessão do Conselho de Ética da Câmara
04:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta comSamir Augusto, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:03:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Gabriela Ceschim, pré-candidata a Vereadora de Ituiutaba
50:20
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Paulo César, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:08:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo da Saúde, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:01:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dr. Givanildo, Advogado e pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:04:01
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Paulinho da The noite, pré-candidato a Vereador de Ituiutaba
01:31:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Douglas Fabian, pré-candidato a prefeito de Ituiutaba
02:21:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Vereador Renato Moura, pré-candidato a prefeito de Ituiutaba
02:04:08
Video thumbnail
Leandra Guedes orquestrava caso de rachadinha no gabinete de Janones, diz ex-assessor do deputado
00:28
Video thumbnail
Leandra Guedes orquestrou caso de rachadinha no Gabinete de Janones, afirma ex-assessor do deputado
00:28
Video thumbnail
Em áudio, André Janones cobra ‘rachadinha’ de assessores
01:35
Video thumbnail
Fábio Pinheiro - Impacto do genes mutado da miostatina na linhagem da raça Nelore
51:39
Video thumbnail
Idoso morre e motociclista fica gravemente ferido em Ituiutaba
00:25
Video thumbnail
ACIDENTE ENTRE MOTO E CARRO, EM ITUUTABA
00:08

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos