Na manhã desta sexta-feira, 14 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Simulatio, com o objetivo de reprimir a atuação de um grupo criminoso especializado na lavagem de capitais.
Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, sendo nove em Uberlândia/MG, um em Jataí/GO e um em Rio Verde/GO. Foi determinado pelo Juízo os bloqueios nas contas das empresas, também o de 70 veículos, sendo muitos de luxo, e de 7 imóveis de alto padrão, localizados na cidade de Uberlândia.
As investigações apontaram que a organização criminosa movimentou cerca de R$ 252 milhões em valores suspeitos ao longo de cinco anos. Para ocultar a origem ilícita dos recursos, os investigados criavam empresas de fachada, com atividades principais o comercio atacadista: de alimentos para animais, de cereais e leguminosas, de carnes nobres, além de pet shops, transporte de grãos e bares, utilizando identidades falsas elaboradas por integrantes do grupo.

O líder da organização possui duas passagens por tráfico de drogas e encontrava-se foragido. Ele foi preso no dia 12/11, após apresentar documentos falsos durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na rodovia BR-050, em Uberlândia/MG.
Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e uso de documento falso.
O nome da operação, Simulatio — termo em latim que significa “simulação” — faz referência à forma de atuação do grupo, uma vez que os quatro líderes mantinham diversas identidades falsas para dissimular suas atividades ilícitas.































































