Uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta segunda-feira, 08 de julho, em São Paulo, desarticulou uma organização criminosa especializada no contrabando de imigrantes. Batizada de Operação VAR, a ação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Imigração Laboral (CGIL), do Ministério da Justiça, e com colaboração internacional da agência norte-americana Homeland Security Investigations (HSI). Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso promovia a entrada irregular de estrangeiros no Brasil, utilizando pedidos fraudulentos de residência baseados em falsos contratos de trabalho com instituições esportivas. Esses contratos simulavam a contratação dos imigrantes como atletas ou funcionários, dando aparência de legalidade ao processo.
Somente nos primeiros meses de 2024, a PF identificou quase 300 entradas irregulares de imigrantes, a maioria de origem camaronesa.
As autoridades agora investigam a participação de pessoas jurídicas e físicas envolvidas na falsificação dos documentos e no aliciamento dos imigrantes. A PF também apura se os estrangeiros foram vítimas de aliciamento ou exploração.
A operação segue em andamento e pode ter desdobramentos em outras unidades da federação.































































