O comportamento suspeito o condutor de veículo, na madrugada deste dia 25, terça-feira, levou a guarnição da Polícia Militar Ambiental, a adotar procedimentos de abordagem, sendo constatado com o suspeito, o transporte de grande quantidade de pescado nativo no interior do porta malas do carro. Em ato continuo, ainda foi encontrado na casa do individuo, materiais usados em rinhas de galo, como espora, biqueiras, medicações de uso veterinário e cirúrgico e dois galos mura.
“Verificou-se o transporte de 70 (setenta) quilos de pescado de espécies nativas que devem ser protegidas no período da Piracema e outros 10 (dez) quilos de espécies autorizadas, com limite de captura e transporte superiores ao autorizado no período de defeso. Os galos encontrados na residência do suspeito foram periciados pelo IML Animal da Universidade Federal de Uberlândia, sendo constatada a existência de maus-tratos”, diz o conteúdo da ocorrência.
O suspeito foi preso por Crime Ambiental e todo material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para providências de Polícia Judiciária.
Em síntese a intervenção policial resultou: Prisão de um suspeito; 80 kg de pescado apreendido; 02 Galos; Seringas, tesouras e medicamento veterinário diverso. 01 Auto de Infração no valor de R$ 5.376,12; 28 Biqueiras de borracha; 07 Embolas;10 Biqueiras de metal; 04 Esporas de metal; 09 Esporas de plásticos;
A Polícia Militar Ambiente, ressalta que ainda estamos no período de defeso para proteger o fenômeno da Piracema, sendo que a pesca de peixes nativos está totalmente proibida, salvo em caso específicos, como por exemplo, na despesca de pisciculturas. Conte sempre com a sua Polícia Militar!. Fonte: Policia Ambiental de Ituiutaba.