Uma equipe da Polícia Federal deflagrou a décima fase da Operação Lesa Pátria na manhã desta terça-feira (18/04), na Rua Vinte e Oito com Vinte e Um, no Centro de Ituiutaba (MG). O cumprimento de mandado de busca e apreensão na cidade Tijucana foi realizado no escritório da ex-candidata à Prefeita e Deputada Federal.
De acordo com apurações do jornalismo do Canal Janela Aberta, os federais estão tentando identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF,
O ato no Distrito Federal reuniu milhares de pessoas e terminou com quebra-quebra na sede do Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
Ainda de acordo com levantamentos do Canal Janela Aberta, a PF também cumpriu mandado de busca e apreensão na cidade de Capinópolis (MG). Autoridade do município Capinopolino também entrou na mira dos Federais como suspeito de envolvimento no fato.
Em Ituiutaba e Capinópolis, duas pessoas foram conduzidas até a sede da Polícia Federal, em Uberlândia (MG), para serem ouvidas. Ademais, documentos e aparelhos eletrônicos foram apreendidos para somar na investigação.
Ao todo estão sendo cumpridos dezesseis mandados de prisão preventiva e vinte e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Leia a seguir a nota emitida pela Polícia Federal:
“A Polícia Federal deflagra, na manhã desta terça-feira (18/04), a décima fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo estão sendo cumpridos dezesseis mandados de prisão preventiva e vinte e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A Operação Lesa Pátria segue em curso, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br .”
Matéria atualizada às 08:38:30 – 18/04/2023*