Prefeitos da microrregião de Ituiutaba articulam mais leitos de UTI Covid-19 junto ao Estado

Gestores das nove cidades que fazem parte da microrregião de Ituiutaba participaram nesta segunda-feira, 14, de reunião na Prefeitura de Ituiutaba, no gabinete da prefeita Leandra, onde também estiveram presentes, por conferência, representantes da Secretaria de Estado de Minas Gerais – SES/MG.

Conforme a prefeita Leandra, a intenção dos prefeitos é de que novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI’s para tratamento aos pacientes graves da Covid-19 sejam destinados para atender os pacientes de Ituiutaba e região. “O momento é desafiador e precisamos enfrentar a Pandemia com ações efetivas e pontuais. Essa ampliação será de suma importância e o parecer inicial favorável do estado nos traz esperança. Por isso, aguardamos a visita da equipe do secretário de Saúde de Minas na próxima quinta para uma definição”, explicou.

O Poder Executivo de Ituiutaba e dos demais municípios também buscam apoio para o custeio dos leitos já existentes, que possuem alto custo de manutenção por conta da grande demanda gerada na Pandemia, valores atualmente arcados apenas pela Prefeitura de Ituiutaba.

Apesar do parecer favorável da SES/MG para a abertura de novos leitos enquanto a vacinação avança pelos municípios, a direção do Hospital São José – HSJ, também presente na reunião, sinalizou que tal medida será inviável por conta da falta de profissionais médicos para atuação nos cuidados aos pacientes nesse momento.

A microrregião é composta por Ituiutaba, Cachoeira Dourada, Campina Verde, Canápolis, Capinópolis, Centralina, Gurinhatã, Ipiaçu e Santa Vitória. Após solicitação feita pelos prefeitos, ficou definida para a próxima quinta-feira, 17, visita da equipe do secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti a Ituiutaba para conhecer de perto a estrutura hospitalar, o cenário epidemiológico e agilizar a definição de nova medida em prol da população da microrregião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *