Procon de Ituiutaba alerta população sobre golpe do empréstimo falso

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio do Departamento de Proteção ao Consumidor – Procon, alerta a população tijucana para uma prática criminosa que tem sido registrada com frequência no município. Trata-se do golpe do empréstimo falso, que faz diversas vítimas com promessa de liberação de crédito com facilidades.

Camila Soares, diretora do Procon, explicou que desde a última segunda-feira, 26, foi grande o aumento de denúncias e reclamações recebidas pelo órgão sobre o crime. “Foram mais de sete registros parecidos nos últimos dias. Ontem, por exemplo, atendemos uma consumidora que infelizmente precisava de dinheiro e foi atraída para um suposto empréstimo de seis mil reais. Mas, para concretizar o negócio ela precisaria depositar três mil reais. Para isso ela pegou esse valor emprestado e fez o depósito”, explicou.

A diretora também orientou que as pessoas não efetuem quaisquer depósitos. “se for requerer empréstimo, peço que o consumidor vá até a agência e confirme todas as informações ou mesmo que compareça aqui na sede do Procon para confirmar as informações. É necessário redobrar os cuidados porque os golpistas são muito convincentes e usam várias estratégias diferentes para concluir seu intento. Estamos preocupados com essa situação e vamos atuar com firmeza para defender os consumidores vítimas desses golpes”, disse.

Orientações para não cair no golpe

Quanto mais atraente for a oferta, maiores as chances de golpe. É importante ter calma e consultar mais informações sobre a empresa antes de solicitar o dinheiro;

Procure empresas com boa reputação no mercado e que seguem normas do Banco Central para conceder crédito;

Não faça depósitos ou transferências antes de receber qualquer valor. Nenhuma instituição confiável solicita antecipação para liberar o dinheiro;

Não passe seus dados pessoais e documentos para desconhecidos. Se tiver o contato por WhatsApp, se certifique de que o número é o mesmo que a empresa disponibiliza;

Não aceite pagar as parcelas do empréstimo em contas de pessoas físicas;

Verifique o endereço da empresa e se ela realmente opera no local;

Faça uma pesquisa de satisfação da empresa. Busque na internet avaliações da instituição e em site como Reclame Aqui e Procon. Assim, você vai quais são as reclamações de outros clientes sobre essa empresa. Desconfie de empresas que não têm avaliações nenhuma.

Situado na Avenida 19, entre as Ruas 28 e 30 nº 842, o Procon presta atendimentos ao público de segunda a sexta das 11h30 às 17h30, também com a opção de agendamento prévio pelos telefones: 151, (34) 3271-8139 ou (34) 3271-8140.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *