A Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba (UPAMI) registrou, ao longo de janeiro, 180 atendimentos relacionados à dengue, o que representa 86% dos casos investigados na unidade no período.
O balanço mensal também aponta atendimentos por acidentes de trabalho (6), acidentes com material biológico (4), casos de violência doméstica e outras agressões (8), além de registros de meningite (1) e varicela (2).
O alto número de casos suspeitos de dengue reforça o alerta sobre a situação epidemiológica do município.
De acordo com o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado pela Secretaria de Saúde de Ituiutaba entre os dias 20 e 24 de janeiro, a cidade está em Alto Risco para a proliferação do mosquito transmissor da doença. O Índice de Infestação Predial (IIP) chegou a 5,9%, muito acima do limite de 1% recomendado pelo Ministério da Saúde.
A presença do mosquito aumenta o risco para a dengue, zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo mesmo vetor.

Diante desse cenário, a Prefeitura de Ituiutaba intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti. As principais estratégias adotadas incluem:
- Educação em saúde: conscientização da população sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito dentro de casa;
- Mutirão de limpeza: remoção de lixo e entulho, principais focos identificados para a proliferação do mosquito.
A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração dos moradores é essencial para o controle da infestação. Confira as principais recomendações:
- Eliminar água parada em recipientes como vasos de plantas, garrafas e pneus;
- Manter caixas d’água e reservatórios bem fechados;
- Limpar terrenos e quintais, evitando o acúmulo de lixo;
- Verificar calhas e ralos para impedir o acúmulo de água.
Na última terça-feira, 4 de fevereiro, a Diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e do Centro de Controle de Zoonoses de Ituiutaba (MG), Suend Rodrigues, participou do podcast Canal Janela Aberta com o Jornalista Clésio Braga na bancada. Durante a entrevista, Suend discutiu as estratégias de prevenção à dengue, os desafios enfrentados pela instituição e a importância das ações de saúde pública para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

A dirigente compartilhou informações sobre os esforços contínuos do Centro de Controle de Zoonoses para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, além de detalhar como a conscientização da população e a colaboração entre os setores são essenciais para o sucesso das campanhas preventivas.
Rodrigues também destacou as principais dificuldades enfrentadas pelo departamento, como o combate à resistência de alguns moradores em adotar práticas preventivas. Contudo, ela enfatizou a relevância das ações conjuntas para transformar a saúde pública de Ituiutaba e proporcionar um ambiente mais seguro e saudável para todos.
Assista a seguir a entrevista com Suend Rodriges, no podcast Canal Janela Aberta: