(Ascom Segundo Pelotão) – Nesta sexta feira (28) o Corpo de Bombeiros da cidade de Ituiutaba aplicou provas teórica e prática aos guarda vidas civis da região de Ituiutaba para avaliar a capacidade de resposta diante ocorrências típicas em clubes e balneários. Na parte da manhã foram avaliados conhecimentos teóricos relacionados a legislação que regula a atividade e a aplicação dos conceitos básicos de atendimento pré-hospitalar (APH).
No período da tarde, os participantes do curso de requalificação foram submetidos a provas práticas para avaliar suas capacidades natatórias e de salvamento aquático bem como atendimento APH de vítimas afogadas. Nos últimos dez dias foram ministradas instruções teóricas e práticas relacionadas a salvamento e atendimento inicial de vítimas afogadas, com obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, em parada cardiorrespiratória, dentre outras.
Vale ressaltar que o objetivo do curso de requalificação não é formar novos Guarda Vidas civis, mas sim de atualizar o conhecimento e avaliar as práticas utilizadas por estes profissionais já formados. Os profissionais requalificados podem agora atuar por mais dois anos até a próxima reciclagem.