Secretaria de Saúde de Ituiutaba adota novos procedimentos no enfrentamento ao Covid-19

Em sua primeira entrevista desde que assumiu a Secretaria Municipal de Saúde, o médico William Palis afirmou que já estão sendo adotados alguns procedimentos para evitar que pacientes com Covid-19 cheguem aos hospitais, apenas depois de apresentarem quadro clínico grave.  O objetivo é intensificar o tratamento nas fases iniciais, o que poderia reduzir até mesmo a necessidade de encaminhamento destes pacientes para a UTI.

O secretário também já solicitou a aquisição de todos os medicamentos, inclusive aqueles que não fazem parte dos protocolos da Organização Mundial de Saúde, como Ivermectina, Cloroquina, Hidroxicloroquina e Azitromicina, para que sejam dispensados aos pacientes, conforme a prescrição do médico responsável pelo atendimento.

“Sabemos que se tratam de medicamentos sem eficácia comprovada cientificamente. Ao mesmo tempo, existem algumas pesquisas sendo desenvolvidas e relatos de pacientes que afirmam terem sido curados ou que tiveram o quadro atenuado por conta da utilização destes remédios. Por isso, teremos todos disponíveis. O que não podemos é privar o médico de indicar este ou aquele tratamento”, disse William Palis.

Sobre o aumento diário no número de casos confirmados em Ituiutaba, o secretário lembrou que Ituiutaba e toda a região estão no pico da infestação do novo coronavírus, o que requer um cuidado ainda maior com as aglomerações, com a higienização das mãos e com o distanciamento social.

“Não é hora de festas ou reuniões familiares. O cuidado com pessoas idosas ou com qualquer tipo de comorbidade deve ser redobrado. Quem puder, evite sair de casa. Se tiver que sair, preste muita atenção às regras de segurança, evitando assim levar o vírus para dentro da sua residência. Evite o contato físico como outras pessoas, mantenha o distanciamento e não deixe de fazer a assepsia das mãos com água e sabão, ou álcool em gel”, concluiu o secretário William Palis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *