Nesta sexta-feira, 20 de dezembro de 2024, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (CONSUN) aprovou, durante sua 18ª reunião do ano, a implantação do curso de Medicina no Campus Pontal, em Ituiutaba. O Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) destacou o trabalho da Comissão de Criação do Projeto e agradeceu o apoio da comunidade acadêmica e local na concretização desta conquista.
Essa decisão é um marco no processo de desenvolvimento do curso no Campus Pontal, que ganhou impulso com ações estratégicas realizadas ao longo do ano. Em 26 de junho, o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, esteve em Brasília para consolidar a aprovação do cronograma de obras financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A universidade receberá cerca de R$ 34 milhões para a execução de quatro projetos estruturais, previstos para conclusão entre 2025 e 2027.
Entre os avanços estruturais, destaca-se a finalização do Bloco 1JCP, em Ituiutaba, que contará com laboratórios, salas administrativas, espaços para professores e um auditório. Outras obras em Uberlândia incluem a construção de um galpão no Campus Glória para o Túnel de Vento e a reforma do Teatro do Bloco 5RS, no Campus Santa Mônica.
O cronograma também abrange a construção de um bloco exclusivo para a Faculdade de Medicina no Campus Umuarama, proporcionando, finalmente, uma sede própria para a unidade acadêmica, que opera há mais de cinco décadas.
A aprovação do curso de Medicina em Ituiutaba é muito esperada por toda a comunidade, e o Canal Janela Aberta acompanhará de perto as próximas etapas da implantação do curso no Campus Pontal.