Vacinação contra Covid-19 para gestantes é suspensa por recomendação da Anvisa

Com base em recomendação da Anvisa, a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa a suspensão momentânea da vacinação para gestantes com a vacina AstraZeneca/Fiocruz.

Conforme nota da agência, a suspensão se dá por conta do monitoramento de eventos adversos durante o processo de vacinação contra a Covid-19, portanto, a imunização desse grupo ficará suspensa em Ituiutaba até a conclusão da investigação.

Até na próxima sexta-feira, 14, das 8h às 15h, segue a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 na Escola Municipal Machado de Assis – EMMA, no Setor Sul, e na FacMais, no Universitário.

Estão sendo vacinadas pessoas entre 18 e 59 anos dos seguintes grupos: Síndrome de Down, Doença Renal Crônica (Diálise) e Puérperas (com comorbidades). Também deverão comparecer para serem vacinadas pessoas entre 55 e 59 anos dos grupos: Comorbidades (atendidas pelo PNI Covid-19) e Pessoas com Deficiência Permanente, que recebam Benefício de Prestação Continuada – BPC.

Os inscritos precisam comprovar a condição clínica para receber as doses. Será exigido no momento da vacinação relatório médico padronizado para a vacinação contra a Covid-19, já disponibilizado aos médicos atuantes em Ituiutaba.

Leia nota da Anvisa sobre a suspensão

“A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *