Novamente, em menos de trinta dias, o Segundo Pelotão de Corpo de Bombeiros, de Ituiutaba, atendeu, nesta terça-feira (01/02), ocorrência de veículo sendo atingindo por fogo. Desta vez, quando a guarnição chegou ao local, no bairro Santa Maria, populares havia ajudado o motorista a controlar as chamas. Felizmente, não houve o registro de pessoas feridas.
De acordo com o motorista, o mesmo percebeu uma fumaça saindo do capô do carro, momento em que parou o veículo e abriu para ver o que estava acontecendo. Exatamente nesse momento, as chamas se alastraram, iniciando o incêndio no automóvel.
ORIENTAÇÕES DO BOMBEIROS!
“O Corpo de Bombeiros relata que esse é um procedimento incorreto, e que pode colocar em perigo a vida de quem faz esse procedimento, devido ao risco de explosão ao injetar oxigênio em um incêndio. Os Bombeiros ainda orientam a população para o procedimento correto em caso de incêndio em veículo:
As principais causas de um incêndio veícular são na parte elétrica ou alimentação de combustível no motor. Ao perceber fumaça saindo do veículo, o condutor deve primeiramente parar o carro em um local seguro, desligar o veículo e acionar o freio de estacionamento. Pegar o extintor de incêndio que normalmente encontra-se embaixo do banco do motorista e caminhar para a frente do veículo.
Atentar para a cor da fumaça: Se clara, pode ser falta de água no radiador ou problema na bomba d’água, não havendo fogo. Se a fumaça for escura, possivelmente se trata de um incêndio.
Imediatamente ligar 193 e acionar o Corpo de Bombeiros.
Após solicitar o apoio dos Bombeiros, iniciar o procedimento de extinção de princípio de incêndio.
Abrir o capô do carro apenas alguns centímetros, o suficiente para aplicar um jato de extintor por toda a extensão da área do motor, tomando conta do ambiente e eliminando os gases combustíveis.
Após esse jato inicial, o capô deve ser aberto lentamente, visualizando o foco de incêndio, fazendo a aplicação direta na base do fogo. O capô não deve ser aberto completamente e rapidamente, pois assim irá abastecer o incêndio com oxigênio, podendo causar uma explosão. Finalizada as chamas no veículo, deve desconectar os cabos da bateria do veículo para evitar reignição.
O Corpo de Bombeiros lembra a população que a prevenção é a melhor ação, e que o incêndio veicular pode ser prevenido mantendo a manutenção do veículo em dia.
Em caso de emergência, ligue 193. Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas”.