Vereadores questionam diretor do IBGE sobre queda no número de habitantes de Ituiutaba

O diretor regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, responsável por Ituiutaba, Marcos Marinho de Medeiros, participou hoje (27/02) de uma reunião ordinária no plenário da Câmara Municipal de Ituiutaba-MG, com o objetivo de esclarecer dúvidas da população e dos vereadores.

Na ocasião, os vereadores questionaram sobre a diminuição da população Tijucana em relação aos anos anteriores, de uma estimativa de 105.818 pessoas recenseadas, para 98.863 em 2021, tendo uma diminuição de quase 7 mil pessoas aproximadamente, bem como por pouco mais de 97 mil, até o momento, no Censo 2022, que ainda será encerrado nesta terça-feira, 28.

Para os parlamentares, é questionável o número sendo que, segundo eles, não acreditam no aumento devido a entregas de habitações em toda a cidade, e mesmo assim não encontram residências vazias para aluguel, como afirmou o diretor do IBGE relatando que existem 9.361 residências desabitadas na cidade, o que justificaria a diminuição da população estimada.

Outros pontos foram questionados pelos legisladores, porém um dos principais foi quando enfatizaram que atualmente é grande a dificuldade para encontrar imóveis para alugar, e que mesmo com a criação de novos bairros, com grande número de moradias entregues, muitos ficam ainda sem residência própria para morar. Outro vereador afirmou que os dados estão sendo comparados de acordo com a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, para buscar um número próximo do que foi mencionado pela entidade da administração pública federal, vinculada ao Ministério da Economia, ou seja, o IBGE.

Alguns vereadores disseram que em muitas residências não houve notícias dos recenseadores realizarem suas visitas, ou seja, mais um indício de que o censo está provavelmente errado.

Marcos respondendo questionamento dos Legisladores de Ituiutaba. Foto: Clésio Braga / Canal Janela Aberta

Medeiros discorreu sobre o assunto com informações que vão ser disponibilizadas oficialmente pelo IBGE em breve, relatando que o município foi dividido em 306 setores, com 100% da apuração de recenseamento feita até a presente data. Destacou ainda que não existe margem para erro, segundo ele, devido não ser por amostragem a captura das informações.

Ele destacou ainda que a preocupação é devida ao munícipio com menos de 101 mil habitantes ter suas parcelas do Fundo de Participação do Município (FPM) reduzidas. Com um menor valor enviado pelo Ministério da Fazenda, a lógica é que menos investimentos serão realizados pela Administração Municipal, mas que os números estão corretos, informando que os recenseadores realizaram em média 10 visitas a cada residência, o que de imediato foi contestado pela Casa.

Os vereadores ressaltaram que uma liminar impetrada pelo Executivo foi concedida, o que na prática contesta o resultado informado, e que novas ações devem ser tomadas. Questionaram também que a média de moradores por residência em Ituiutaba, a qual foi informada que em 2021 foi de 2.06, o não corresponde ao que foi informado em outros anos pelo órgão. Ademais, foi informado pelos vereadores que depois que questionaram os números judicialmente, aconteceu uma revisão e que mais dois mil moradores foram acrescentados no censo do ano passado.

Mencionaram ainda a dificuldade de obterem informações do IBGE, inclusive salientando que os telefones não funcionam, e o site não atende as necessidades, foi o que levou a ser feito o convite ao diretor do IBGE em Ituiutaba a prestar esclarecimentos.

Em outro momento importante, foi informado que os números analisados foram comparados com os da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), e da SAE (Superintendência de Água e Esgoto) em Ituiutaba, assim como os da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, onde se chegou a conclusão de que os números não são compatíveis.

Na prática, os investimentos na saúde e outros setores sofrem diminuição drástica, prejudicando o atendimento ao usuário do serviço público direto, o que resultou no descontentamento dos Poderes Executivo e Legislativo. Foi informado aos vereadores pelo jurídico da Casa de Leis que a liminar recém impetrada deverá dar o respaldo legal para que novas ações sejam tomadas.

O popular que não foi localizado em casa pelo agente do IBGE poderá responder o Censo via Whats App 34 9 9146-0606.

O Censo 2022 será fechado nesta terça-feira (28/02). Mais informações serão atualizadas no Canal Janela Aberta.

Assista a participação de Marcos Marinho de Medeiros, diretor regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, na reunião do Legislativo a partir dos minutos 59 e 36 segundos no vídeo a seguir. Confira!

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos