494 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 em Ituiutaba até está segunda-feira (25/01)

Está em andamento a primeira etapa programada para vacinação contra a Covid-19, que foi iniciada na última semana em Ituiutaba. Após ter recebido 1.084 doses do imunizante Coronavac, produzido pelo Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Saúde, agiu rápido para aplicar a primeira dose da vacina às pessoas integrantes dos grupos prioritários. O pontapé inicial ocorreu na tarde de terça-feira (19/01), e a campanha prosseguiu na quarta, quinta e na sexta-feira, com equipes percorrendo hospital e asilos instalados no município.

Conforme a enfermeira-chefe do Setor de Epidemiologia Cibele Ferreira Guimarães, nestes primeiros dias de vacinação contra a doença, 294 profissionais de Saúde atuantes na linha de frente, em contato direto com os pacientes acometidos com a Covid-19, foram vacinados na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba – UPAMI, Hospital Nossa Senhora d’Abadia, Hospital São José e Hospital São Joaquim.

Já nas instituições de longa permanência as equipes aplicaram a primeira dose da vacina em 162 pessoas, entre idosos e profissionais que atuam diretamente com os acolhidos nesses locais. Por fim, ainda na última semana, 38 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuantes na Atenção Básica, receberam os imunizantes. Também foram vacinados os fisioterapeutas que atuam diretamente com os pacientes da Covid-19, bem como os profissionais de limpeza que prestam serviços nas UTIs.

Cibele informou que as 590 doses restantes para esta primeira etapa serão destinadas para mais profissionais de Saúde que atuam nos cuidados aos pacientes nos Postos de Saúde das Famílias – PSFs, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e nas Unidades Mistas de Saúde I e II. A imunização será retomada na próxima quarta-feira, 27.

Vale ressaltar que as vacinas que serão utilizadas para aplicação em segunda dose estão garantidas e permaneceram sob a guarda da Gerência Regional de Saúde – GRS, que as repassará aos municípios nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *