54º BPM aponta redução na criminalidade e comandante manda bandidos colocarem a barba de molho

Nesta quarta-feira (10/05), a Polícia Militar de Minas Gerais realizou o 1° Café com a imprensa de Ituiutaba (MG), na sede do 54º Batalhão de Polícia Militar. Na oportunidade, o Comandante do 54º BPM, Tenente-Coronel Michel Leandro Abrão apresentou os resultados operacionais comparativo de Janeiro/Abril 2022 com Janeiro/Abril 2023 referente a toda área do Batalhão.

O Guardião do Pontal está estrategicamente posicionado para promover segurança pública em prol da população de Ituiutaba, Capinópolis, Cachoeira Dourada, Ipiaçu, Santa Vitória, Gurinhatã, Prata, Monte Alegre de Minas, Canápolis e Centralina, responsável por aproximados 50% do território de atuação da 9ª Região da Polícia Militar.

Diante desse desafio, o Tenente-Coronel apresentou os resultados operacionais obtidos nesse 1° Quadrimestre.

De acordo com Armazém de Dados da PMMG, o roubo destaca-se com uma diminuição de 19% acompanhado da redução dos furtos com 13%. O homicídio também teve uma redução expressiva de 18%. Importante destacar, a diminuição dos acidentes de trânsito com 15%.

Os militares trabalharam firmemente no combate ao tráfico ilícito de drogas com aumento de 17%. Resultados obtidos por meio das inúmeras operações policiais desencadeadas na área da Unidade somadas as operações de fiscalização de trânsito.

Várias estratégias foram desenvolvidas para chegar aos resultados operacionais alcançados destacando o policiamento preventivo direcionado para o problema, com base no georreferenciamento do crime e o Princípio de Pareto; o monitoramento de alvos contumazes e as prisões preventivas, decorrentes da Operação Conter, em parceria com a Polícia Civil, Ministério Público e Justiça Criminal; a fiscalização de condenados em regimes aberto, semiaberto e saídas temporárias; o policiamento comunitário; a prevenção à violência doméstica; o patrulhamento e as operações rurais; a apreensão de centenas de armas de fogo ilícitas; a prisão em flagrante de autores de crimes violentos e de furtos; o aumento na repressão ao tráfico de drogas, dentre outras ações.

O Comandante do 54º BPM destacou a eficiência e a dedicação dos policiais militares e servidores civis da Unidade para que esses resultados fossem obtidos com excelência na missão de servir e proteger o Pontal do Triângulo Mineiro e o importante apoio de outros órgãos públicos, entidades de classe e da comunidade.

Michel também disse que serão instalados cerca de 35 pontos de olho vivo no perímetro urbano e rural do município Tijucano para somar no combate à criminalidade.

O Tenente-Coronel também informou que a maior dificuldade da PM de Ituiutaba no combate ao crime é a impunidade e falta de legislação mais severa.

Segundo o Tenente-Coronel informou, a legislação está cada vez mais complexa, mais burocrática com relações ás autoridades públicas e cada vez mais branda em relação ao infrator. Contudo, na opinião dele, precisa de uma legislação melhor para ajudar no combate à criminalidade.

“A bandidagem pode continuar com a barba de molho, a vida deles não vai ser fácil em nossa área de atuação, nós vamos visitar todos eles: os ladrões, traficantes, estelionatários, essa turma que tira o sossego do povo”, os que tiram o sossego da sociedade, disse o Comandante do 54º BPM, o Tenente-Coronel Michel Leandro Abrão.

“Tem muita vaga no presidio, descobrimos que tem muita vaga no presidio, então, vamos dobrar esse número de presos”, concluiu o comandante.

Assista a seguir um trecho da entrevista com o Comandante do 54º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Michel Leandro Abrão:

 

 

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos