Óbito de mulher de 92 anos será incluso no boletim epidemiológico de Ituiutaba desta quarta-feira (27) como vítima de coronavírus; A paciente faleceu em um hospital particular do município no dia 10 de Maio de 2020


Warning: Attempt to read property "post_excerpt" on null in /home/canaljanelaaberta/www/wp-content/themes/newsair/single.php on line 87

A secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais informou recentemente que foram dois o número de óbitos na cidade de Ituiutaba, contudo, a secretaria municipal de Saúde afirmou que foi apenas um falecimento por Covid 19.

O Canal Janela Aberta, através da equipe de jornalismo, sob a direção do diretor Clésio Braga, buscou informações sobre o número real de vítimas com a secretaria de estado da saúde, onde recebeu a informação do diretor da gerência Regional de Saúde de Ituiutaba (da Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Minas), Rafael Mendes Luz, o qual informou por meio de e-mail que o número real era de duas vítimas, e com a assessoria de imprensa da prefeitura de Ituiutaba, a qual relatou que havia apenas um, mantendo a divergência.

Após novo contato com a Assessoria de imprensa do Município de Ituiutaba, e com novas informações da secretaria de estado, foram feitas as devidas averiguações por parte da secretaria municipal de saúde, e foi constatado o segundo óbito, o qual nos foi informado através da nota abaixo:

“Secretaria de Estado da Saúde confirma resultado de óbito por teste rápido

A Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Epidemiologia, passarão a incluir no Boletim Epidemiológico Diário de Ituiutaba, que será divulgado nesta quarta-feira (27), o óbito de uma pessoa de 92 anos, do sexo feminino, ocorrido em 10 de maio, como óbito confirmado por Covid-19, a exemplo do que já vinha constando na planilha da Secretaria de Estado da Saúde. Desta forma, a partir desta data Ituiutaba passa a figurar com dois óbitos confirmados por coronavírus. O segundo foi de uma pessoa do sexo masculino, ocorrido em 17 de maio.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Isaias Tadeu, a Gerência Regional de Saúde respondeu um questionamento na manhã desta quarta-feira, confirmando o óbito desta senhora de 92 anos, por Covid-19, com base no resultado do teste rápido solicitado pelo hospital particular onde a paciente foi internada. Mesmo diante o resultado negativo obtido pelo Swab, que foi encaminhado posteriormente pela Fundação Ezequiel Dias.

A aceitação do resultado positivo obtido através do teste rápido, por parte da Secretaria de Estado da Saúde, está ancorada na Atualização Técnica ao Protocolo de Infecção Humana pelo SARS-COV-2 Nº 05/2020, de 19 de maio de 2020. O documento estabelece o seguinte:

“Serão aceitos resultados de testes que possuam registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Os resultados positivos serão aceitos para fins epidemiológicos. Entretanto, os resultados negativos, não deverão ser utilizados para descartar os casos suspeitos”.

Conforme entendimento que vinha sendo seguido até então, pela Secretaria Municipal de Saúde, como o óbito desta senhora em questão, aconteceu (dia 10 de maio) antes da divulgação desta Nota Técnica de 19 de maio de 2020, o resultado positivo obtido por teste rápido não tinha chancela para figurar como caso positivo. Por isso, foi creditado o resultado negativo testado pela Funed, através do exame laboratorial de material coletado por Swab.

“Para evitar qualquer tipo de divergência entre o número de óbitos entre os boletins da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, a partir de agora só faremos a divulgação, após sua inserção no boletim estadual”, disse o secretário Isaias Tadeu.”

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos