A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de cinco novas canetas de semaglutida destinadas ao tratamento de pacientes adultos com diabetes mellitus tipo 2 que não apresentam controle adequado da doença. Os medicamentos, conhecidos popularmente como “canetas emagrecedoras” por também estarem associados à perda de peso, foram autorizados para uso como complemento à dieta e à prática de exercícios físicos.
Os produtos aprovados são Owozy, da empresa Ávita Care Importação e Distribuição de Produtos Ltda.; Seemasun, da Sun Farmacêutica do Brasil Ltda.; Zempneo, da Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.; Semavy, da Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.; e Orsema, da Ranbaxy Farmacêutica Ltda.
As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (29), por meio das resoluções nº 2.941/2026 e nº 2.942/2026.
Os medicamentos injetáveis foram registrados por comparação com o produto biológico Ozempic e possuem como princípio ativo a semaglutida obtida por via sintética. A substância é um análogo do GLP-1, hormônio produzido naturalmente pelo organismo que estimula a liberação de insulina e auxilia no controle da saciedade.
Segundo a Anvisa, os novos registros representam o maior volume de aprovações já concedidas pela agência para medicamentos da classe dos agonistas do receptor de GLP-1. O aumento dos pedidos está relacionado ao desenvolvimento, a partir de 2022, de versões sintéticas desse hormônio produzidas em laboratório.
Atualmente, 68% das solicitações de registro de medicamentos injetáveis para tratamento de obesidade e diabetes protocoladas na Anvisa correspondem a produtos sintéticos.
A agência ressalta que os medicamentos são indicados quando o uso da metformina, normalmente utilizada no tratamento do diabetes tipo 2 e do pré-diabetes, não é adequado devido à intolerância do paciente ou a contraindicações.

Registro não significa venda pela Anvisa
A Anvisa reforçou que sua função é autorizar o registro e a comercialização legal dos medicamentos no país, mas a agência não vende nenhum produto.
O registro sanitário tem como objetivo garantir que os medicamentos disponíveis no mercado atendam aos critérios de segurança, eficácia e qualidade antes de serem utilizados pela população.
A agência também alertou para golpes envolvendo anúncios falsos na internet que afirmam que a Anvisa comercializa canetas emagrecedoras ou outros produtos. A recomendação é que consumidores denunciem esse tipo de fraude por meio da plataforma Fala.BR.
Alerta sobre a Retatrutida
A Anvisa também esclareceu que a Retatrutida, medicamento experimental desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly, ainda não possui aprovação para uso em nenhum país.
O produto segue em fase de pesquisa clínica e os estudos ainda não foram concluídos. No Brasil, a empresa responsável pelos testes sequer solicitou o registro do medicamento junto à Anvisa ou a outras agências reguladoras internacionais.
Apesar disso, a agência alerta que a substância tem sido vendida ilegalmente por sites e redes sociais. Produtos irregulares já foram apreendidos em fronteiras brasileiras como contrabando.
A Anvisa orienta que a população não utilize medicamentos de origem desconhecida, devido aos riscos à saúde relacionados à falta de comprovação de segurança, eficácia e qualidade.
A agência disponibilizou ainda informações em seu site para orientar consumidores sobre medicamentos autorizados, importados, experimentais e falsificados.





























































