Prefeitura de Ituiutaba poderá permitir a abertura de serviços não essenciais; O município foi inserido na Onda Amarela do Plano Minas Consciente

Na manhã desta quinta-feira (06/08), o Governo de Minas publicou as conversões de ondas do Plano Minas Consciente. Em novas mudanças, o estado de Minas Gerais foi dividido em microrregião e macrorregião. A partir da análise de dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos munícipios mineiros, Ituiutaba está inserida nas ondas, vermelha e amarela.

Procurada pela equipe de reportagem do Canal Janela Aberta, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Ituiutaba explicou que ao olhar pela macrorregião, que é o município tijucano e todo o Triângulo Mineiro, Ituiutaba está inserida na Onda Amarela que permite a flexibilização de setores comerciais. Entretanto, ao olhar pela microrregião, que é o munícipio e cidades regionais, a cidade tijucana está classificada a onda vermelha.

Ainda segundo a mesma, a justificativa disso seria pelo fato de que Ituiutaba tem apenas 10 leitos de UTI cadastrados no SUS e que a análise realizada pelo comitê da secretaria de saúde do estado é feita a partir da quantidade de leitos SUS de UTI de cada região, município.

Sendo assim, conforme relatado pela assessoria da Prefeitura, para Ituiutaba ser classificada apenas na onda amarela, mais leitos de UTI devem ser disponibilizados ao munícipio que, segundo informações da própria assessoria, já foram negociados mais 6 leitos para a cidade Tijucana. Esses novos leitos de UTI serão cadastrados no SUS e o estado passará ver Ituiutaba e a microrregião com 16 leitos SUS disponíveis. Isso será fundamental para que o município se classifique totalmente a onda amarela.

Com isso, de acordo com novas regras estabelecidas pelo Plano Minas Consciente e com modificações do sistema de saúde de Ituiutaba que estão sendo feitas, o município Tijucano estará adequado e autorizado a permitir o funcionamento dos seguintes segmentos comerciais.

– Bares (consumo no local);
– Autoescola e cursos de pilotagem;
– Salão de beleza e atividades de estética ;
– Comércio de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo;
– Papelaria, lojas de livros, discos e revistas;
– Lojas de roupas, bijuterias, joias, calçados, e artigos de viagem;
– Comércio de itens de cama, mesa e banho;
– Lojas de móveis e lustres;
– Imobiliárias;
– Lojas de departamento e duty free;
– Lojas de brinquedos.

Vale ressaltar que todos esses setores comerciais deverão seguir os protocolos de assepsia e higienização estabelecidos pela OMS.

Novo Decreto

De acordo com uma fonte do Canal Janela Aberta, um novo decreto será publicado ainda nesta quinta-feira (06/08), pela Prefeitura de Ituiutaba. Mais informações serão publicadas em breve sobre o novo documento.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos