spot_img

Governo de SP assina contrato com Sinovac e prevê vacina do Coronavírus para dezembro de 2020

Compartilhe

O governador de São Paulo, João Doria, e o vice-presidente da laboratório chinês Sinovac, Weining Meng, assinaram hoje (30), um contrato que prevê o fornecimento de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac para o governo paulista até dezembro deste ano.

O contrato também prevê a transferência tecnológica da vacina da Sinovac para o Instituto Butantan, o que significa que, o instituto brasileiro poderá começar a fabricar doses dessa vacina contra o novo coronavírus. O valor do contrato, segundo o governador João Doria é de US$ 90 milhões.

Segundo Meng, o acordo para transferência de tecnologia facilita a logística e vai permitir que o Instituto Butantan fabrique a vacina e a distribua de forma mais rápida e ágil para a população brasileira. “O Brasil é um país grande, com mais de 200 milhões de pessoas e precisa de bastante vacina. Com a produção local, conseguiremos fazer isso”, disse ele hoje (30), em São Paulo, acompanhado por um tradutor.

A vacina está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e está na fase 3 de testes em humanos. Essa fase 3 de testes em humanos testa a eficácia da vacina e está ocorrendo no Brasil desde julho, com 13 mil voluntários da área da saúde.

A expectativa do governo paulista é de que a vacinação desses voluntários seja encerrada até o dia 15 de outubro. Caso os testes comprovem a eficácia da vacina, ela precisará de uma aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de ser disponibilizada para vacinação no Brasil.

Segundo o governador João Doria, outras 14 milhões de doses serão fornecidas pela Sinovac ao governo paulista até fevereiro do próximo ano. A ideia do governo paulista é de que seja feito um acordo com o Ministério da Saúde para que essas 60 milhões de doses sejam disponibilizadas para parte da população brasileira por meio do Programa Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde. Mas Doria já avisou que, caso não haja acordo em nível federal, a vacinação será voltada para a população paulista, que daí seria vacinada totalmente até março do próximo ano.

A expectativa do governo paulista é de que a vacinação seja iniciada no dia 15 de dezembro deste ano. Os primeiros a serem vacinados serão os profissionais da área de saúde. “Os testes seguem até o dia 15 de outubro. Mas estamos confiantes no resultado dessa vacina. Estamos avançando positivamente, com esperança no coração, de que essa será uma das mais promissoras vacinas contra a covid-19 [a doença provocada pelo novo coronavírus]”, disse Doria. “Vamos respeitar os procedimentos de testagem, e após aprovação da Anvisa, o início da vacinação está previsto para começar no dia 15 de dezembro, começando pelos profissionais da saúde”, acrescentou o governador.

Eficácia

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o resultado da eficácia da vacina começa a surgir quando 61 dos voluntários adquirem o novo coronavírus. “Os testes de inclusão dos voluntários terminam no dia 15 de outubro. A partir daí, não se vacina mais e acompanhamos os voluntários. E daí vai depender da incidência de infecção da covid-19 nos 13 mil voluntários. Quando ocorrer pelo menos 61 casos de covid-19 dentre os 13 mil voluntários, podemos fazer o que se chama de análise interina, que pode demonstrar a eficácia [da vacina]. Se a vacina for altamente eficaz, ela já pode demonstrar isso [nessa análise interina] e aí já permite a remessa da documentação [sobre o estudo da fase 3] para a Anvisa”, falou.

“Se isso não acontecer nesse primeiro momento, nós aguardamos um segundo momento, que é a análise primária, quando teremos 154 casos da covid-19 entre os voluntários. Daí se demonstra a eficácia e podemos disparar o processo de registro na Anvisa. Isso vai depender do nível de infecção na população vacinada”, explicou.

“Esperamos que, até o final do mês de novembro, esses dados estejam disponíveis para permitir o registro da vacina”, acrescentou Covas.

A vacina

A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos do vírus, inativos. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19. No teste, metade das pessoas receberão a vacina e metade receberá placebo, substância inócua. Os voluntários não saberão o que vão receber. A vacina está sendo aplicada em duas doses, no prazo de 14 dias.

Estudos de fases 1 e 2 da vacina, feitos na China, revelaram que ela é segura. Os testes de fase 3 vão comprovar se a vacina é eficaz, ou seja, se ela protege contra o novo coronavírus.


Compartilhe
Clésio Braga
Clésio Bragahttps://canaljanelaaberta.com/
Jornalista cuja ética e compromisso com a verdade definem sua trajetória, entregando informação de valor e inspirando confiança por meio de sua integridade e excelência profissional.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Teo Vilela, cantor e compositor de Rock e MPB
01:27:25
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o presidente Arnaldo e o vice-presidente Flávio, do Corujão do Pontal
45:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o delegado regional da PCMG em Ituiutaba, Vinícius Ramalho
57:55
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Luiz Otávio, fundador da Minas Burguer
59:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Bárbara Oliveira, especialista em gastronomia e ciência dos alimentos
55:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o diretor do Boa Esporte Clube, Rildo Moraes
01:01:52
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o diretor do Boa Esporte Clube, Rildo Moraes
00:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a psicóloga e jurista Carinne Assis Moura
01:05:17
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor sertanejo de Ituiutaba, Dudu Montana
49:01
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Kátia Pires, empresária e educadora física da academia Fit Club
47:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Kátia Pires, empresária e educadora fisíca da academia Fit Club
01:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Everton Santos, diretor acadêmico da FacMais Ituiutaba
40:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o prefeito de Santa Vitória, Dr. Sérgio
01:00:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Rafael Faria.
01:13:02
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jayme Moraes, advogado e candidato à presidência do Beira Rio.
58:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Isabella Severino, analista de Marketing do Supra.
01:04:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
23:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta PARTE 2 com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
19:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sávio Saveran da Shop Sev7n,
32:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Kátia Pires, da Fit Club, com Carlos Geovane, do Mercadão dos Suplementos
56:39
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
25:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
19:49
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Raul Júnior, integrante do grupo de pagode Sem Censura.
01:09:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos trazendo detalhes do mega evento Hawaí Beira Rio 25/10
51:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com professor e vereador Vinícius da APAE
01:38:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Geraldo Lino, coordenador do curso de Medicina da FacMais
47:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Balduino, do Corpo de Bombeiros Militar de MG
01:07:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a empresária e professora Kátia Pires!
54:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com vice-prefeito de Ituiutaba, Douglas Guimarães!
02:56:14
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Pezão, diretor de Esportes do Beira Rio!
44:40
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Policial civil Alex Muniz.
01:45:48
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Odeemes Braz, ex-vereador e atual Assessor Especial da PMI
01:55:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Everton Santos, Diretor Acadêmico da FacMais Ituiutaba
50:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Marco Túlio.
01:29:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Claudio Ribeiro, e o voluntário Paulinho The Noite
01:26:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário e ex-vereador de Ituiutaba, Wellington Batuta
01:17:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
01:13:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
00:50
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sandra Gouveia (IMOT)
01:03:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo Caly Junqueira, Presidente do SIPRI
01:51:28
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:11
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07

RECENTES