A Ecovias do Cerrado, concessionária do Grupo Ecorodovias, é a primeira concessão de rodovias a aceitar o PIX para o pagamento via QR Code integrado. Com a novidade, os usuários que passarem pela praça de Uberlândia (MG), no km 645+600 do trecho da BR-365, poderão pagar suas tarifas por meio do novo sistema criado pelo Banco Central (BC).
A nova modalidade visa dar mais comodidade e agilidade aos motoristas. A transação por meio da tecnologia de aproximação leva, em média, 10 segundos. Além de rápida, é uma alternativa para diminuir a circulação de dinheiro nas cabines, protegendo as pessoas que precisam viajar e os colaboradores durante a pandemia da Covid-19.
Para fazer o pagamento via PIX, basta ao usuário comunicar sua preferência em uma das oito cabines manuais da praça. O agente de arrecadação irá apresentar o QR Code ao motorista, que deverá lê-lo por meio do seu aplicativo bancário no celular. Após digitar a senha e concluir a transferência do valor, o motorista recebe seu comprovante e já pode seguir viagem.
Com a implementação do PIX, a concessionária espera uma simplificação e uma melhor experiência para os motoristas que utilizam a rodovia. “É mais uma forma de pagamento que gera praticidade e facilidade ao usuário, além de contribuir para que não haja contato nas transações, o que é uma arma quando falamos do enfrentamento à COVID-19”, disse o Gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovias do Cerrado, Anderson Finco.
Para fazer pagamentos via PIX, o usuário deve estar conectado a uma rede de internet móvel. Neste momento, a modalidade está disponível apenas na Praça de Uberlândia. Nas demais localidades ao longo da BR-364/365, quem for viajar deverá optar pelos outros meios já ofertados pela concessionária.
Outras formas de pagamento
Nas cabines manuais das praças, o usuário pode ainda realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. A modalidade Visa Vale Pedágio também é aceita.
Já nas vias automáticas, o motorista pode optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.