Investigar e elucidar crimes de desvios de recursos públicos, pedofilia, corrupção, lavagem de dinheiro, crimes ambientais e cibernéticos, contrabandos, tráfico de drogas e armas, bem como exercer funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Essa é parte das funções exercidas pela Polícia Federal, que neste mês de março completa 78 anos. Para ter ideia da importância do trabalho desenvolvido pela PF, para cada real investido na instituição, R$ 5,30 são retornados aos cofres públicos.
História
No dia 28 de março é comemorado mais um ano da existência da Polícia Federal, órgão este que conquistou o mais alto nível de confiabilidade entre a população brasileira ao longo dos 78 anos de trajetória.
Em sua trajetória, a criação do órgão da Polícia Federal remonta ao princípio do período republicano, época em que não existia um serviço policial ou de segurança no âmbito nacional. Os serviços de segurança eram prestados apenas no âmbito estadual e com regulamentação própria.
Foi a partir da reformulação da polícia estadual, na então capital federal – rio de janeiro, durante a primeira metade do século XX que o órgão deixou de ser Polícia Civil do Distrito Federal para a denominação de Departamento Federal de Segurança Pública.
Ao longo da década de 50 e 60, diversas foram as atribuições e regulamentações que compuseram as funções do órgão, no entanto, foi apenas com a Constituição de 1967 que a nomenclatura do Departamento Federal de Segurança Pública foi alterada para Departamento de Polícia Federal.
Foi apenas com a promulgação da Constituição de 1988 que da Polícia Federal passou a exercer suas atribuições nos moldes atuais. O artigo 144 da CF/88 elenca os órgãos de segurança pública, onde, é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. (fonte: SinpecPF).