Decolar ou pousar no Aeroporto Municipal Tito Teixeira, tem sido uma tarefa complicada e de risco para quem precisa chegar a trabalho ou negócios em Ituiutaba, maior cidade do Pontal Mineiro, onde estão instaladas filiais de quatro empresas multinacionais. A situação de eminente perigo na pista, tem sido comunicada a todos os pilotos, pela Gerencia de Controle e Fiscalização, órgão da Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC.
No documento elaborado pela agência e que a redação do Canal Janela Aberta teve acesso, o órgão do governo federal fala em restrição operacional, em virtude da situação do aeródromo, após a realização de diligências no local. Sempre após a visita do pessoal da ANAC, são feitas recomendações acerca da manutenção da segurança operacional, adequada ao trafego das aeronaves.
Para a ANAC, o aviso é necessário, “diante das incertezas do cumprimento das obrigações assumidas pelo operador do aeródromo, e possível comprometimento da segurança com consequente risco as operações que venham a ser conduzidas no local”.
O Canal Janela Aberta entrou em contato com a diretoria do Aeroclube, e informaram que a situação de conservação e manutenção do aeroporto é de responsabilidade da Prefeitura de Ituiutaba. No momento, o uso da pista, por grandes aeronaves não é recomendado, em virtude do risco ao pousar ou decolar.
A reportagem entrou em contato com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Jacob, para comentar a notícia, porém até o fechamento da edição, não houve retorno.