O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), desta vez usando números falsos para falar sobre as mortes por Covid-19 durante a pandemia.
O petista declarou, nesta quinta-feira (11), que 700 milhões de brasileiros morreram por causa do novo coronavírus e que 300 milhões deles morreram por conta de Bolsonaro.
Os dados apresentados foram multiplicados pelo presidente, os números exatos de mortes por Covid-19 até o dia 9 de maio de 2023 tinham o total de 702.116, o que representa 10% do que foi dito pelo político.
Ao inflar os números, Lula mostra que desconhece a população do país, pois, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem com 214,5 milhões de habitantes.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou a fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre os mortos na pandemia de COVID-19, durante evento em Salvador.
“Mente dia sim e dia com certeza”, postou o parlamentar mineiro em vídeo no qual Lula afirma que dos “700 milhões de brasileiros que morreram da COVID, 300 milhões (SIC) morreram por culpa de um governo negacionista que não tem a menor sensibilidade de respeitar a ciência, a medicina”.
O erro do petista também foi ironizado por Nikolas. “Na conta do Lula, o Bolsonaro matou o Brasil inteiro – duas vezes – mas ele mesmo ficou vivo. Pelo visto, só pra poder contar mentira.”