PF realiza Operação Shadowland contra invasores dos sistemas do INCRA

As investigações tiveram início após servidores do INCRA detectarem acessos não autorizados aos sistemas internos e notificarem a Polícia Federal

Foto: Polícia Federal / Divulgação.

Nesta quinta-feira, dia 31 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a Operação Shadowland, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que realizou invasões nos sistemas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales, em São Paulo, e Imperatriz e Açailândia, no Maranhão.

As investigações tiveram início após servidores do INCRA detectarem acessos não autorizados aos sistemas internos e notificarem a Polícia Federal. Os suspeitos teriam usado certificados digitais ideologicamente falsos, emitidos em nome de funcionários do INCRA e de pessoas particulares, para obter acesso a dados internos. A resposta rápida do INCRA, que alterou os protocolos de segurança, conseguiu impedir novas invasões.

A operação contou com a colaboração do próprio INCRA e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), responsável pela gestão de certificados digitais da ICP-Brasil. A parceria com o ITI foi fundamental para a rápida identificação dos envolvidos.

Os suspeitos podem ser indiciados por crimes de invasão qualificada de dispositivo informático e falsidade ideológica.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos