Na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, a cidade de Uberlândia foi palco de uma operação de grande impacto contra o crime organizado. Batizada de Operação Escobar, a ofensiva foi coordenada pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e da 9ª Promotoria de Justiça de Uberlândia, com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e do Núcleo de Inteligência Criminal da PMMG.
O alvo da operação foi uma organização criminosa estruturada, especializada no tráfico de drogas e armas, além da prática de crimes financeiros, como a lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações, o grupo mantinha uma rede bem articulada de distribuição de entorpecentes em pontos estratégicos da cidade, movimentando recursos e bens de alto valor.
Durante o cumprimento dos 24 mandados judiciais — sendo 11 de busca e apreensão, 10 de prisão e 3 de sequestro de veículos — foram efetuadas oito prisões, sendo quatro em flagrante. A operação resultou ainda na apreensão de veículos de luxo, drogas, dinheiro, eletrônicos e joias, além da recuperação de uma motocicleta com queixa de furto.
Entre os materiais apreendidos estão: R$ 32.638 em espécie, US$ 66, uma barra de maconha, 85 papelotes de cocaína, 12 buchas de flor de maconha, 19 comprimidos de ecstasy, uma arma de pressão, 10 aparelhos celulares, um MacBook, um relógio da marca Rolex, uma corrente de ouro com pingente, uma tornozeleira eletrônica, além de diversos documentos, comprovantes bancários, certificados e um gravador de imagens (DVR).
A lista inclui ainda três veículos de luxo — uma Land Rover Discovery, um Porsche e uma Nissan Frontier — além de uma motocicleta BMW e outra motocicleta identificada como roubada. A diversidade dos itens apreendidos evidencia o poder financeiro do grupo criminoso.
A operação contou com a atuação de 48 policiais militares, 16 policiais civis, dois promotores de justiça e servidores do Ministério Público. Um helicóptero da Polícia Militar também foi utilizado para dar suporte aéreo às equipes em terra, reforçando a abrangência e complexidade da operação.
Com a Operação Escobar, as autoridades dão mais um passo firme no combate à criminalidade organizada no Triângulo Mineiro. A ação reforça o compromisso das instituições públicas em desarticular redes criminosas e proteger a população, principalmente em áreas estratégicas como Uberlândia, uma das maiores cidades do interior do Brasil.































































