O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira, 23 de setembro, que se encontrou rapidamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O encontro ocorreu no pequeno intervalo entre os discursos dos dois líderes no plenário da organização.
“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos, eu o vi, ele me viu, e nós nos abraçamos. E aí eu penso: ‘Vocês acreditam que vou dizer isso em apenas dois minutos?’ Nós realmente combinamos de nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para conversar, uns 20 segundos”, disse Trump a jornalistas.
O republicano destacou que, apesar da brevidade, a conversa foi amistosa: “Em retrospecto, fico feliz de ter esperado, porque essa coisa não deu muito certo, mas nós conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na próxima semana, se isso for de interesse, mas ele pareceu um homem muito agradável. Na verdade, ele gostou de mim.”
Reunião confirmada
Lula foi o único chefe de Estado mencionado por Trump ao falar de encontros diretos durante a Assembleia. O Palácio do Planalto confirmou que uma reunião entre os dois presidentes está agendada para a próxima semana, sem dar mais detalhes. A expectativa é que a conversa ocorra por meio de videoconferência.
Se confirmada, essa será a primeira reunião formal entre os dois desde o retorno de Lula à Presidência em 2023.































































