Um vídeo divulgado pela Polícia Civil de Ituiutaba na tarde de quarta-feira, 8 de outubro, acendeu o alerta entre os comerciantes da cidade. No registro, o delegado Rafael Faria faz um apelo à população para que redobre a atenção diante de um novo golpe que tem feito vítimas entre empresários e donos de estabelecimentos que realizam entregas a domicílio.
De acordo com o delegado, os golpistas se passam por Policiais Civis, investigadores ou até mesmo delegados, e fazem pedidos de produtos como se fossem destinados à Delegacia de Polícia. Durante o contato com o comerciante, o tom de conversa amistoso e a falsa autoridade acabam gerando confiança — o que facilita o golpe.
Após a encomenda, os criminosos costumam pedir favores adicionais, como que o entregador passe em uma farmácia para colocar créditos em um telefone celular, ou então solicitam o troco antecipado via Pix, alegando ter alterado a forma de pagamento. Quando o entregador chega ao endereço informado — geralmente a própria delegacia —, descobre que caiu em um golpe.
Segundo Rafael Faria, os últimos casos foram registrados com ligações de números com o DDD 87, o que pode servir de alerta para identificar possíveis tentativas de fraude. “Esses criminosos não respeitam nem nomes de policiais. Quero zerar esse golpe aqui na cidade de Ituiutaba, porque já tivemos muitos nos últimos dias”, afirmou o delegado.
O delegado orienta que comerciantes desconfiem de pedidos incomuns, especialmente quando o cliente pede para fazer recargas, transferências de valores antecipadamente ou alterar o método de pagamento de última hora. Ele também recomenda que, em caso de dúvida, os estabelecimentos confirmem diretamente com a delegacia se há algum pedido feito por policiais.
“Desconfiem de telefones estranhos, confirmem se existe mesmo o pedido, se o nome do suposto policial procede. Não passem troco antecipadamente. Esses cuidados podem evitar prejuízos”, reforçou Faria.































































