Adolescente belga é o primeiro a ser curado de câncer raro no mundo

Geralmente, apenas 10% das crianças diagnosticadas com essa doença vivem dois anos após os primeiros sintomas

Um adolescente belga de 13 anos, que foi diagnosticado com glioma do tronco cerebral, fez história ao tornar-se a primeira criança a ser curada dessa doença. Ele participou de um ensaio clínico que investigava possíveis tratamentos para essa condição.

O Glioma Pontino Intrínseco Difuso (DIPG) é um tipo raro e agressivo de tumor cerebral, que afeta principalmente crianças entre 4 e 6 anos, embora também possa ocorrer em adultos.

Geralmente, crianças diagnosticadas com DIPG não sobrevivem mais de um ano após o diagnóstico. Apenas aproximadamente 10% vivem dois anos após os primeiros sintomas.

Quando Lucas recebeu o diagnóstico aos 6 anos, não havia relatos de cura para esse câncer raro. Com determinação, ele e sua família viajaram da Bélgica para a França para participar do ensaio clínico Biomede, que testava possíveis medicamentos para tratar o Glioma Pontino Intrínseco difuso.

O Os exames de ressonância magnética mostraram que o tumor desapareceu completamente nos primeiros meses de tratamento, porém, o tratamento só foi interrompido um ano e meio depois.

Embora outras sete crianças participantes do estudo tenham sobrevivido vários anos após o diagnóstico, apenas o tumor de Lucas desapareceu por completo, tornando o seu caso único no mundo. Não conheço nenhum outro caso como ele no mundo”, disse Dr Grill, responsável pelo seu tratamento.

Notícias Relacionadas

Isso vai fechar em 20 segundos