Na noite dessa quarta-feira, 17 de fevereiro, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para capturar um tamanduá-bandeira que se encontrava no bairro Gardênia.
De acordo com o solicitante, tratava-se de um animal de grande porte, tendo sido orientado a permanecer com o animal em seu campo de visão até a chegada da guarnição ao local.
Prontamente os Militares chegaram a ocorrência, tendo o solicitante informado que o animal havia adentrado em um terreno vago, que estava bastante sujo e com vegetação alta.
Por se tratar de um terreno murado em suas laterais e fundo, os militares iniciaram a varredura do local utilizando lanternas e facões. Tendo sido localizado o animal, o mesmo foi capturado com técnicas e equipamentos específicos de salvamento terrestre, sendo posteriormente, solto em área de preservação ambiental.
O tamanduá-bandeira é um animal em risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, além de serem animais primariamente solitários, sendo encontrados com outros somente em situações de cortejamento de fêmeas.
Apesar de sua aparência inofensiva o CBMMG adverte quanto aos riscos de tentar se aproximar/capturar animais silvestres por conta própria. O tamanduá possui membros torácicos fortes, musculatura desenvolvida e garras resistentes, podendo atacar caso se sinta acuado, causando ferimentos graves e em alguns casos óbito por hemorragia.
O Corpo de Bombeiros orienta a população para que realize o contato via 193 sempre que se depararem com animais silvestres para que a corporação possa realizar a captura segura do animal e devolvê-lo ao seu habitat.