No inicio da tarde de ontem (16/08), o 2º Pelotão de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em vegetação no Bairro Jerônimo Mendonça, em Ituiutaba. A propriedade que ocorreu o sinistro pertence a órgão público.
De imediato foi deslocado para o local uma guarnição de combate às chamas. Os militares efetuaram o combate por meio de abafadores e técnicas de combate a incêndios florestais, como a técnica do contrafogo.
Segundo o CBMMG, as chamas foram debeladas em cerca de 3 horas e destruíram em torno de quarenta e oito mil metros quadrados dentre vegetação de superfície, como a braquiária, e de porte arbóreo, como bambus.
Ainda de acordo, uma testemunha relatou que viu uma pessoa não identificada ateando fogo em um amontoado de lixo. Ademais, em função dos fortes ventos, saiu do controle e se espalhou pela vegetação adjacente.
“O período de estiagem concentra o maior índice de queimadas ao longo do ano. Os focos de incêndio são derivados do tempo seco e da ação humana. A falta de chuva, a baixa umidade relativa do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos criam condições ideais para formação e propagação de incêndios em vegetação”. Disse a assessoria de imprensa do 2º Pelotão de Bombeiros de Ituiutaba.
“Os Bombeiros alertam que provocar incêndios em matas, lixo e entulho é crime ambiental. Embora, ainda seja prática comum na população, é ilegal e pode trazer prejuízos irreparáveis ao meio ambiente e à comunidade”. Concluiu a assessoria.