domingo, dezembro 14, 2025
spot_img
spot_img

Brasil se despede de Maguila, ícone do boxe e símbolo de superação popular

Boxeador enfrentou desafios dentro e fora dos ringues, incluindo uma longa batalha contra doença neurodegenerativa
Compartilhe

Nesta quinta-feira, dia 24 de outubro de 2024, o Brasil perdeu um de seus ícones esportivos: José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila. O ex-boxeador, que tinha 66 anos, morreu em São Paulo após enfrentar durante anos a encefalopatia traumática crônica (ETC), uma doença neurodegenerativa irreversível decorrente de repetidos traumas cranianos. Com seu estilo agressivo e carismático, Maguila marcou a história do boxe nacional e internacional e, com sua partida, deixa um legado esportivo e pessoal inestimável.

Nascido em Aracaju, em 1958, Maguila encontrou no esporte um caminho para superar as dificuldades da infância. Mudou-se para São Paulo ainda jovem, onde trabalhou como pedreiro enquanto buscava oportunidades no boxe, esporte que sempre o fascinou. Inspirado por grandes nomes como Muhammad Ali, ele começou sua carreira nos ringues em 1981, durante um torneio amador em São Paulo, e dois anos depois, no Ginásio do Ibirapuera, consagrou-se campeão brasileiro. Em 1987, Maguila protagonizou um dos combates mais memoráveis de sua carreira ao derrotar o norte-americano James “Quebra-Ossos” Smith, tornando-se uma referência para gerações de pugilistas no país.

Com um cartel de 85 lutas, incluindo 77 vitórias, 61 delas por nocaute, Maguila se tornou o primeiro brasileiro a alcançar um título mundial dos pesos-pesados ao conquistar o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF), em 1995. Além do título mundial, ele também foi pentacampeão continental, campeão das Américas e consagrado como campeão sul-americano. No entanto, sua carreira também foi marcada por desafios ao enfrentar gigantes como Evander Holyfield e George Foreman, que o derrotaram em lutas marcantes e dramáticas para o pugilismo brasileiro. Conhecido por seu jeito bem-humorado, Maguila costumava rir ao lembrar dos combates contra Foreman, destacando a força do adversário: “Bater no velho e ele nem se mexer, ali foi problema”, dizia.

A trajetória de Maguila, no entanto, foi marcada não apenas por vitórias e derrotas nos ringues, mas também por uma luta pessoal contra a encefalopatia traumática crônica (ETC). Os primeiros sintomas surgiram em 2010, levando ao diagnóstico inicial de Alzheimer. Três anos depois, os médicos confirmaram tratar-se da ETC, conhecida também como demência pugilística, uma doença degenerativa que afeta atletas de esportes de contato, como boxe e futebol americano. Os sintomas, incluindo mudanças de comportamento e lapsos de memória, impactaram fortemente Maguila e sua família, especialmente sua esposa, Irani Pinheiro, que cuidou dele nos últimos anos e destacou as dificuldades em lidar com o avanço da doença.

Em 2018, Maguila expressou seu desejo de doar seu cérebro para pesquisas científicas, uma decisão inspirada pelo também pugilista Éder Jofre, que passou pela mesma condição e faleceu em 2022. Essa doação, que ainda depende de um processo legal para ser concretizada, permitirá que estudos sobre a encefalopatia avancem, fornecendo informações valiosas para a medicina e a segurança de atletas no futuro. Para o neurologista Renato Anginah, os estudos recentes da ETC indicam a necessidade de uma atenção maior aos traumas cranianos em esportes de contato, em especial o boxe.

A perda de Maguila também relembra a importância de políticas de proteção para atletas expostos a traumas repetidos. Marcel Simis, neurologista do Hospital Albert Einstein, destaca que a ETC é uma condição progressiva, cujos sintomas podem surgir após anos de exposição. Embora o esporte ofereça poucas alternativas para mitigar esses riscos, especialistas buscam medidas para proteger a integridade física e mental dos pugilistas.

Maguila encerrou a carreira no ano 2000, mas continuou envolvido com o esporte, fundando o Instituto Maguila para incentivar o boxe entre jovens em situação de vulnerabilidade. Além disso, seu carisma o levou a participar de programas de televisão como comentarista e até mesmo cantor, ampliando seu alcance popular. Para seus admiradores, ele sempre será um símbolo de superação e inspiração, alguém que trouxe visibilidade ao boxe e contribuiu para uma mudança na maneira como o esporte é visto no país.

Nesta quinta-feira, o Ministério do Esporte homenageou Maguila, ressaltando seu impacto no esporte brasileiro e destacando sua dedicação às causas sociais. A nação se despede com pesar, mas também com gratidão pelo legado deixado por um atleta que, dentro e fora dos ringues, lutou até o fim com coragem e generosidade.


Compartilhe
Redação Canal Janela Aberta
Redação Canal Janela Abertahttps://canaljanelaaberta.com
O Canal Janela Aberta é um portal de notícias que traz as informações mais relevantes de Ituiutaba e de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro, com compromisso e credibilidade. Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade Tijucana e região. Também não deixe de acompanhar nossas atualizações no Instagram: @canaljanelaaberta.

RELACIONADOS

Podcast Canal Janela Aberta

Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jayme Moraes, advogado e candidato à presidência do Beira Rio.
58:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Isabella Severino, analista de Marketing do Supra.
01:04:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
23:36
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta PARTE 2 com o coordenador da Fac Mais Ituiutaba, Geraldo Lino
19:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sávio Saveran da Shop Sev7n,
32:57
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Kátia Pires, da Fit Club, com Carlos Geovane, do Mercadão dos Suplementos
56:39
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
25:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Marli Melo, estilista e empresária em Ituiutaba.
19:49
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Raul Júnior, integrante do grupo de pagode Sem Censura.
01:09:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos trazendo detalhes do mega evento Hawaí Beira Rio 25/10
51:54
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com professor e vereador Vinícius da APAE
01:38:18
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Geraldo Lino, coordenador do curso de Medicina da FacMais
47:16
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Tenente Balduino, do Corpo de Bombeiros Militar de MG
01:07:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a empresária e professora Kátia Pires!
54:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com vice-prefeito de Ituiutaba, Douglas Guimarães!
02:56:14
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Pezão, diretor de Esportes do Beira Rio!
44:40
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Policial civil Alex Muniz.
01:45:48
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Odeemes Braz, ex-vereador e atual Assessor Especial da PMI
01:55:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Prof. Everton Santos, Diretor Acadêmico da FacMais Ituiutaba
50:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Marco Túlio.
01:29:31
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta Claudio Ribeiro, e o voluntário Paulinho The Noite
01:26:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário e ex-vereador de Ituiutaba, Wellington Batuta
01:17:19
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
01:13:13
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o advogado tijucano Aziz Mussa Neto
00:50
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Sandra Gouveia (IMOT)
01:03:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Ricardo Caly Junqueira, Presidente do SIPRI
01:51:28
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com a dupla sertaneja Ruan & Mancine
01:33:21
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Honorato Barber Shop.
01:13:24
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o cantor e compositor Donato.
01:00:30
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
01:06:11
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Frederico Maru, empresário da Agência Maru.
56:12
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Drica Moraes, presidente da A Tijucanna Cannabis Terapêutica
01:06:32
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Nilva Rodrigues, presidente da ACII e Maurício Garvil,
01:03:27
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Jéssica Shawny, Secretária de Meio Ambiente e da Causa Animal
02:26:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Rannier Lacerda, proprietário da Trend Store
01:04:51
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:16:07
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
00:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
01:41
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaabertacom Priscila Martins, diretora da Unidade Ituiutaba do SENAC
04:23
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com os vereadores de Ituiutaba (MG), Rodrigo Tomaz e Luciano Gouveia
01:47:38
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Suend Rodrigues, diretora do Dep. de Zoonoses e Vigilância Ambiental
01:17:00
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Elaine Martins, presidente do SINTEMI
01:25:45
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o Vereador de Ituiutaba, Juninho da JR
01:30:04
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
01:03:15
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Dayana Melo, diretora acadêmica da FacMais, unidade Ituiutaba (MG)
00:06
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Julinho Eventos
51:05
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Neif Dias
01:17:09
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Mário Jacob Jr.
01:04:46
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com o empresário Paulinho da The Noite
40:29
Video thumbnail
#podcastcanaljanelaaberta com Renatinho Jr, campeão do Campeonato Goiano de Motovelocidade
58:30

RECENTES

Isso vai fechar em 20 segundos