Por volta das 16h00min., desta terça-feira (31/05), o 2ª Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para atender a um chamado de vazamento de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP, em uma residência situada na Rua 20, no Centro da cidade Tijucana.
Durante a ligação telefônica da solicitante via 190, os militares orientaram a mesma a desligar o botijão de gás.
Assim, uma guarnição dos Bombeiros se deslocou rapidamente ao endereço no caminhão de combate a incêndios, utilizando os equipamentos de proteção próprios para este tipo de ocorrência.
Ao chegar no local, os militares sentiram um forte cheiro de gás ainda do lado de fora da residência, onde se encontravam bastante assustadas a moradora e uma senhora que presta serviços à família.
Elas indicaram aos bombeiros o local onde se encontrava o botijão. Rapidamente os bombeiros militares adentraram no imóvel e solucionaram o problema.
De acordo com relatos, a prestadora de serviços realizava a limpeza da cozinha quando o botijão caiu e forçou o regulador de pressão, quebrando o material logo acima da borboleta.
Desta forma, o gás vazou em alta pressão até a chegada dos bombeiros, que puderam observar até a formação de gelo na superfície do recipiente, fenômeno este que pode ocorrer quando um recipiente de volume pressurizado perde pressão rapidamente.
Nestes casos os Bombeiros orientam que, portas e janelas sejam mantidas abertas e não acender ou apagar as luzes, além de fechar as válvulas das bocas do fogão. Ainda, se possível, retirar o regulador de pressão e colocar o botijão de gás em uma área externa e arejada. Na impossibilidade de tomar estas atitudes, é orientado sair da residência e acionar o Corpo de Bombeiros rapidamente através do telefone 193.
É recomendável também se atentar aos prazos de validade do regulador de pressão, mangueiras de gás e demais componentes do sistema de ligação de GLP.