Na manhã desta sexta-feira (26/02), o 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Minas Gerais foi acionado para auxiliar na remoção de um caminhão-tanque tombado na BM-153, na altura do km 15, próximo à cidade de Centralina.
O veículo, que estava carregado com 20 mil litros de etanol e tombou na última quinta-feira (25/02), depois que o condutor perdeu o controle direcional, momento em que um carro de passeio tentou fazer uma ultrapassagem perigosa.
No local, o transbordo do etanol já havia sido realizado, sendo apenas necessária a remoção do caminhão para a liberação de uma faixa da pista que estava obstruída.
Segundo a CBMMG, havia presença de vapores inflamáveis no momento da remoção do veículo de grande porte, Diante disto, a guarnição realizou ações preventivas a fim de evitar incêndios ou explosões durante os trabalhos das equipes da concessionária da rodovia, e de funcionários da empresa responsável pelo transbordo. Durante os trabalhos a via teve de ser interditada para a segurança da cena.
Os Bombeiros Militares aplicaram Líquido Gerador de Espuma (LGE) nos tanques de etanol, sendo o destombamento realizado com sucesso. As ações duraram cerca de três horas após a chegada do CBMMG. Em casos de emergências, disque 193.