CBMMG captura Tamanduá-bandeira no Bairro Natal, em Ituiutaba

Na tarde desse domingo (08/05), o 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para capturar um Tamanduá-bandeira que se encontrava no bairro Natal.

De acordo com o solicitante, tratava-se de um animal de grande porte e que estava em uma área habitada do bairro, oferecendo risco aos moradores. De imediato foi enviada uma guarnição de salvamento dos bombeiros para o local.

Tão logo os Militares chegaram ao local de referência informado, o animal foi avistado, tratava-se de um Tamanduá-bandeira “Myrmecophaga Tridactyla” de grande porte, que refugiou-se em um matagal da região, tendo os bombeiros militares realizado a captura dele com sucesso, utilizando as técnicas e equipamentos específicos de salvamento terrestre, como enforcadores, sem causar danos a integridade física do animal, que foi, posteriormente, solto em área de preservação ambiental.

O Tamanduá-bandeira é um animal em risco de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza – IUCN, além de serem animais primariamente solitários, sendo encontrados com outros somente em situações de cortejamento de fêmeas.

Apesar de sua aparência inofensiva os Bombeiros advertem quanto aos riscos de tentar se aproximar/capturar animais silvestres. O Tamanduá-bandeira possui membros torácicos fortes, musculatura desenvolvida e garras resistentes, podendo atacar caso se sinta acuado, causando ferimentos graves e em alguns casos óbito por hemorragia.

O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a realizar o contato via 193 sempre que se depararem com animais silvestres, de modo que os bombeiros possam realizar a captura segura do animal e devolvê-lo ao seu habitat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *