CBMMG combate incêndio em vegetação no Anel Viário em Ituiutaba

Na manhã dessa quinta-feira, 24 de junho, o Segundo Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba foi acionado para combater as chamas que castigavam a área externa do IFTM as margens do Anel Viário.

Pelas condições climáticas e a vegetação seca nesse período, as chamas estavam intensas, causando muita fumaça no local.

Aplicando técnicas de combate a incêndio florestal, com a utilização de sopradores mecânicos, bomba costais e abafadores, os Bombeiros iniciaram o combate, empenhando também um caminhão de incêndio nessa ocorrência.

Após o combate intenso das chamas, os Bombeiros conseguiram extinguir o fogo, evitando assim a propagação e que o incêndio avançasse para o interior da área do IFTM e causasse destruição da Área de Preservação Permanente.

Conforme definição da Lei n. 12.651/2012, Área de Preservação Permanente é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

O Corpo de Bombeiros orienta a população que a intervenção em APP sem a devida autorização do órgão ambiental é Crime Ambiental descrito no artigo 38 da Lei Federal 9605/98 “Lei dos Crimes Ambientais”, e que a denúncia pode ser realizada de maneira anônima e gratuita pelo número 181, ou mesmo pela Polícia Militar via 190.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *