CBMMG contém vazamento de GLP em casa situada no Bairro Novo Tempo 2

O 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou nesta segunda-feira (30/11), por volta das 12h, um vazamento de gás GLP na Rua Vander Rodrigues Borges, no Bairro Novo Tempo II.

A solicitante informou via 193 que houve um problema na válvula do botijão, e que estava com medo, pois tinha crianças dentro da casa. Assim, o CBMMG a orientou a abrir portas e janelas da residência, para não ocorrer o acúmulo de gás.

Segundo o CBMMG, os bombeiros militares removeram o botijão do interior da residência e retiraram a válvula, o que cessou o vazamento de GLP. Diante disto, os militares orientaram os moradores a esperarem a ventilação suficiente no ambiente, além de não ligarem a energia elétrica do local, uma vez que o GLP já tinha atingido alta concentração nos cômodos da casa.

Cabe ressaltar que esse gás não é tóxico, porém, toma lugar do oxigênio, o que pode causar asfixia. Além disso, é altamente inflamável, logo, uma única faísca é capaz de gerar uma explosão.

Orientações em caso de vazamento de GPL (gás de cozinha): Em primeiro lugar, é preciso levar o botijão para fora da residência (caso seja possível) em um local ventilado; se o incidente ocorreu por tempo suficiente para o gás espalhar pelos ambientes, desligue a chave de energia e não fume ou acenda fósforos, o que promove uma fonte de ignição; entre em contato com a assistência do seu fornecedor de gás e, em casos mais graves, acione o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (193). Já como medida preventiva, periodicamente, realize a inspeção visual das mangueiras e regulador de pressão a procura de rachaduras e vazamentos, passando espuma de sabão e nunca utilize fósforo ou isqueiro para essa operação. Também, verifique o prazo de validade desses itens, que é de 5 anos a partir da data de fabricação, sendo possível visualizá-la na própria mangueira e no verso do regulador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *