Iniciou no dia 17 de janeiro de 2022, no 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, em Ituiutaba, o curso de reciclagem de guarda vidas civil.
O curso tem por objetivo regular a reciclagem dos guarda vidas civil já formados no município tijucano e região para atuarem na prevenção em piscinas, rios e lagos.
O credenciamento em questão tem validade de dois anos e o profissional precisa manter-se cadastrado junto ao CBMMG para atuar na área.
Baseado na Portaria nº 33/ 2018, o curso foi dividido em parte teórica e prática com o objetivo de formar profissionais capacitados para esse serviço.
A parte teórica teve fim nesta sexta, dia 21 de janeiro e os discentes tiveram aulas de Primeiros Socorros, onde aprenderam a avaliar o paciente e definir os graus de afogamento, aplicando técnicas referentes à avaliação primária, secundária e continuada em vítimas de agravos clínicos e traumáticos.
Contaram também com os ensinamentos sobre técnicas de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), juntamente com a utilização do DEA (Desfibrilador Automático Externo), assim como tratamento de lesões, ferimentos, emergências clínicas e transporte de vítimas.
Na próxima semana, a partir do dia 24 de janeiro, os alunos terão as atividades práticas realizadas nas piscinas de clubes da cidade, com o objetivo de treinar o condicionamento físico, resistência e confiança necessários para realização de prevenção e salvamento em ambiente aquático.
Ao término do curso, dia 28 de janeiro, os alunos terão seu credenciamento renovado e poderão exercer as funções no âmbito da prevenção aquática, trazendo mais segurança aos banhistas na região.
O Corpo de Bombeiros Militar se empenha e oferta a reciclagem desses profissionais, pois acredita que a prevenção é a melhor ação no combate ao acidente.