Comitê de Enfrentamento se reúne nesta quinta para discutir sobre aumento do número de casos da Covid-19, em Ituiutaba

A prefeita de Ituiutaba instituiu a reestruturação do Comitê Externo de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, formado por representantes de entidades sociais e privadas. A primeira reunião ocorre na noite desta quinta-feira, 14, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba – ACII, onde os membros tratarão sobre o atual cenário, devido o aumento do numero de casos da doença e de pacientes hospitalizados. Na pauta da reunião também está uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, que orienta o Poder Executivo pela adoção de algumas medidas diante do avanço da Pandemia.

O município adota, atualmente, as regras da onda verde do plano Minas Consciente. A manutenção desta condição, em formato menos restritivo, somente será possível com a colaboração da população por meio de ações que diminuam as possibilidades de contágio pela Covid-19. Não há, neste momento, expectativa para reposicionamento do município em formato mais restritivo com relação a setores do comércio.

Entre as recomendações do MPMG está o indeferimento, suspensão, cassação e o cancelamento de alvarás para eventos e atividades públicas diversas, que reúnam grande número de pessoas. O órgão também recomenda a intensificação das ações de inspeção, fiscalização e interdição cautelar de estabelecimentos sujeitos a controles sanitários. O texto também recomenda a suspensão de eventos clandestinos, entre outros. O Ministério Público sugere ainda, caso necessário, o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG para a garantia das medidas sanitárias de competências das autoridades municipais.

Estão presentes no encontro, além de membros do Poder Executivo, representantes das seguintes entidades: PROCON, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Gerência Regional de Saúde, Hospital São José, Hospital São Joaquim, Hospital Nossa Senhora d’Abadia, Conselho dos Pastores, Diocese de Ituiutaba, UEMG, UFU, FACMAIS, Sindcomércio, ACII, OAB e Conselho Estadual de Saúde.

Boletim Covid-19

O Boletim Covid-19, divulgado nesta quinta-feira (14/01), pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, traz a confirmação de mais 01 óbito e 29 novos casos da doença em Ituiutaba. Os resultados foram obtidos através de 15 exames Swab Antígeno, 6 testes de sorologia 8 exames RT-PCR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *