O deputado federal Luís Tibé (Avante-MG) esteve em Ituiutaba (MG) nesta terça-feira, 23 de junho, para cumprir agenda oficial ao lado da prefeita Leandra Guedes. As atividades incluíram a entrega de veículos novos ao município e a participação na abertura de um evento cultural.
Durante a programação, foram formalizados repasses de recursos federais destinados à estruturação de serviços públicos, com foco principalmente na área da saúde. Os veículos entregues fazem parte de emendas parlamentares destinadas ao município nos últimos anos.
De acordo com informações da administração municipal, os valores encaminhados por meio do mandato do parlamentar somam aproximadamente R$ 9,49 milhões entre 2025 e 2026. A maior parte dos recursos foi direcionada ao Fundo Municipal de Saúde, com aplicação em custeio de serviços de Média e Alta Complexidade (MAC) e aquisição de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS).
No detalhamento dos investimentos, referentes ao exercício de 2025, constam R$ 4.858.265,32 destinados ao Fundo Municipal de Saúde para custeio de Média e Alta Complexidade (MAC), com incremento de teto financeiro. Também foram direcionados R$ 1.000.000,00 ao mesmo fundo, voltados ao custeio da Assistência Farmacêutica e da Atenção Básica (PAP), incluindo aquisição de equipamentos para novas UBS.

Ainda no mesmo período, o Fundo Estadual de Saúde recebeu R$ 323.812,00 para aquisição de uma ambulância tipo A (modelo furgão para simples remoção), além de dois repasses de R$ 304.800,00 cada, destinados à compra de veículos de transporte sanitário com acessibilidade.
Já em 2026, os recursos destinados ao Fundo Municipal de Saúde incluem três repasses: dois no valor de R$ 1.000.000,00 cada, ambos voltados ao custeio de Média e Alta Complexidade (MAC), e outro de R$ 700.070,00, indicado por meio de cota de liderança para a mesma finalidade.
Segundo a prefeitura, os investimentos têm como objetivo ampliar a capacidade de atendimento e fortalecer a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
No período da noite, a partir das 19h, o deputado e a prefeita participaram da abertura oficial do Circuito Junino 2026, realizado na Praça da Prefeitura.
A agenda do parlamentar em Ituiutaba (MG) ocorre em meio à execução das emendas que, somadas, totalizam R$ 9.491.747,32 ao longo dos últimos dois anos, conforme dados apresentados pela gestão municipal.





























































